Horário do treino pode influenciar na queima de gordura, diz estudo

Bem-estar Movimento
01 de Março, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Horário do treino pode influenciar na queima de gordura, diz estudo

Enquanto uns preferem treinar pela manhã, outros preferem pela noite. Mas você sabia que o horário de treino pode aumentar a queima de gordura? É o que diz um estudo feito recentemente, feito por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e do Karolinska Institutet, na Suécia.

Dessa maneira, a pesquisa, publicada na revista científica PNAS, descobriu que a atividade física em diferentes momentos do dia, pode afetar o corpo de maneiras diferentes. Isso porque os processos biológicos dependem do ritmo em que o organismo executa as funções ao longo do dia. No entanto, para o personal trainer Caio Signoretti e o médico pós graduando em medicina do esporte Hugo Gatto, o horário não deve ser fator determinante para se exercitar e sim a intensidade e frequência.

Leia também: Antes ou depois do treino: o horário certo para tomar cada suplemento

Como funcionou o estudo sobre o horário de treino?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o tecido adiposo de camundongos após uma sessão de exercícios intensos. Os camundongos foram divididos em dois grupos: um se exercitava no final da manhã e o outro no final da noite. 

Assim, os pesquisadores concluíram que a atividade física no final da manhã resultou em uma maior taxa metabólica nos roedores. Ou seja, eles apresentaram uma elevação da expressão de genes envolvidos no gasto do tecido adiposo e na termogênese em comparação com os camundongos que treinaram no final da noite.

Perda de peso

Para Signoretti, no entanto, o horário em que uma pessoa treina não é o que vai ditar a queima calórica. “Um bom treinamento se resume em alta frequência, intensidade e coerência, sob orientação de um profissional. Às vezes, muitas pessoas ficam preocupadas querendo achar algumas melhorias para se beneficiarem. Mas dependendo da rotina e até do nível de energia, treinar de manhã pode ser muito pior em termos de intensidade e logística do que treinar à noite ou em outra hora”, diz o personal.

Além disso, Caio orienta que, caso alguém tenha a liberdade de escolher um horário para treinar, é preferível que seja pela manhã. “As chances de desistir são menores. Existem alguns estudos que mostram que a força de vontade e o poder de decisão vão diminuindo ao longo do dia. Ninguém acorda, por exemplo, já dizendo que vai fazer tudo errado, comer mal e pular o treino”, pontua Signoretti.

Por fim, o médico pós-graduando em nutrologia e medicina do esporte, Hugo Gatto, complementa que o melhor horário de treino é aquele que você que permite atingir os objetivos de condicionamento físico. “Se o objetivo for maximizar a queima de gordura, pode ser benéfico programar sessões de treino para as primeiras horas da manhã. O metabolismo basal é geralmente mais baixo durante à noite, então o exercício matinal pode ajudar a estimular o metabolismo e aumentar a queima de gordura durante todo o dia”, finaliza Gatto.

Fontes

  • Caio Signoretti – personal trainer;
  • Hugo Gatto – médico pós graduando em medicina do esporte.
Exame de Bioimpedância
Descubra suas taxas de gordura e massa magra Agende já o teste de bioimpedância gratuito na farmácia Droga Raia ou Drogasil mais próxima de você

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais