Jovens e homens são os mais afetados pela solidão, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
05 de Junho, 2020
Jovens e homens são os mais afetados pela solidão, diz estudo

Quando falamos em solidão, muitos pensam nos idosos e como eles são os que mais sofrem com isso. No entanto, um estudo mundial publicado na BBC, mostrou o contrário: jovens e homens são os mais afetados.

Comandado pelas Universidades Exeter, Manchester e Brunel, na Inglaterra, o estudo foi realizado em 237 países, com mais de 46 mil participantes. Com base nas respostas dos participantes que tinham entre 16 a 99 anos, foi possível observar que os grupos mais atingidos são os jovens, homens e pessoas de sociedades muito individualistas. Ainda mais, os resultados mostraram que sentimentos de solidão podem diminuir com o passar do tempo.

Segundo a análise, como a solidão deriva da sensação de que as conexões sociais de uma pessoa não são boas como ele gostaria, as expectativas variam conforme a idade. 

Leia também: Como a solidão pode impactar a saúde

Além disso, para os homens admitir que se sentem solitários, pode ser estigmatizante. Principalmente nas sociedades individualistas, quem se espera que as pessoas sejam autossuficientes e autônomas. 

Leia também: Como lidar com a solidão durante a epidemia de coronavírus

Dessa maneira, os jovens estão cada vez mais adeptos ao uso da tecnologia para ter relações sociais, principalmente nos dias atuais, onde vivemos uma pandemia por conta do COVID-19. No entanto, isso não é uma substituição dos relacionamentos presenciais e não reduz os sentimentos de solidão. Por isso, os jovens necessitam de atenção e apoio, para não serem tão afetados por essa mudança.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra