Histórico de lesões pode causar depressão? Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Movimento
01 de Agosto, 2022
Histórico de lesões pode causar depressão? Saiba mais

Principalmente em atletas, o histórico de lesões durante a prática de esportes é altíssimo. Inclusive, recentemente, o zagueiro do Flamengo, Rodrigo Caio, teve mais uma lesão no joelho esquerdo. 

“O atleta Rodrigo Caio sofreu uma entorse no joelho esquerdo, na partida contra o Corinthians, no dia 10 de julho. Após avaliação médica e de exames radiológicos foi constatada uma lesão no menisco medial”, disse o clube.

Desde que chegou ao time carioca, Rodrigo vem tendo um histórico de lesões. Mas até que ponto isso pode afetar a mente de um atleta, e causar depressão?

Leia também: Lesão por esforço repetitivo (LER): Como tratar e evitar

O que é depressão?

A depressão é uma doença que pode afetar tanto a saúde mental quanto a física. Assim, o distúrbio surge quando ocorrem desequilíbrios nos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar: serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de depressão da América Latina, afetando 5,8% da população. 

Sim, o histórico de lesões pode afetar a saúde mental

De acordo com a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, estudos já comprovam que, ao contrário do que se pensava antes, eventos externos como esses – no caso de atletas – têm relação direta com a depressão.

“Estar sob forte impacto emocional negativo, diminui, durante um tempo, a energia vital, a falta de importância e a motivação. Isso pode levar o sujeito a reclusão, labilidade emocional ou depressão. Estamos à mercê de uma tríade: mente-cérebro-corpo. Somos afetados pelo ambiente que estamos inseridos, o meio, as pessoas, a cultura, normas e convenções sociais. Tudo isso ativa o funcionamento do cérebro, suas regiões e neurotransmissores que acarretam sintomas físicos”, mencionou.

“Atletas de alta performance, certamente sofrem pressão para trazer resultados ao time. Além da exigência dos torcedores para entregar bons resultados. Diante disso, a expectativa frustrada acarreta em baixa autoestima e depressão”, completou Roselene. 

Assim, a especialista explica que a cobrança pode partir de nós mesmos. “Estamos contidos numa engrenagem complexa, quem espera desempenho, faz cobrança e exigências. Diante de um cenário negativo, sentimentos de frustração, rejeição, insegurança podem resultar em psicopatologias transitórias ou persistentes. Principalmente em figuras públicas que estão sempre sob holofotes e lentes de aumento que são utilizadas para observar suas imagens e comportamentos”, esclareceu.

Fonte: Roselene Espírito Santo Wagner, neuropsicóloga.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva