Hipoglicemia: o que é e o que fazer?
A hipoglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão anormalmente baixos. Geralmente é uma complicação relacionada ao diabetes, mas também pode afetar pessoas sem essa condição. Os valores considerados como hipoglicemia podem variar de acordo com o contexto individual, mas geralmente são definidos como níveis de glicose no sangue abaixo de 70 mg/dL.
Os episódios de hipoglicemia são mais frequentes em pessoas com diabetes do tipo 1. Os sintomas da hipoglicemia podem variar em gravidade e podem incluir:
- Fome intensa.
- Tremores ou tremedeira.
- Sudorese excessiva.
- Palpitações ou batimentos cardíacos rápidos.
- Tontura ou vertigem.
- Fraqueza ou fadiga.
- Visão turva.
- Irritabilidade ou mudanças de humor.
- Dificuldade de concentração.
- Confusão mental.
- Ansiedade ou nervosismo.
- Formigamento nos lábios, língua ou extremidades.
- Perda da consciência.
Se você suspeitar que está tendo uma hipoglicemia, meça imediatamente sua glicemia, para se certificar que realmente é uma hipoglicemia e não uma hiper, pois alguns sinais e sintomas entre hipo e hiper são conflitantes. Veja agora algumas medidas que você pode tomar:
- Consuma carboidratos de ação rápida: beba um copo de suco de frutas, coma algumas colheres de sopa de açúcar ou consuma algumas balas de glicose. Essas fontes de carboidratos são facilmente absorvidas pelo organismo e podem elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue.
- Espere e monitore: após consumir os carboidratos, aguarde cerca de 15 a 20 minutos e verifique novamente seus níveis de glicose no sangue. Se ainda estiverem baixos e os sintomas persistirem, repita o consumo de carboidratos de ação rápida.
- Consuma uma refeição equilibrada: depois que os sintomas de hipoglicemia passarem e seus níveis de glicose no sangue estiverem normalizados, é importante fazer uma refeição equilibrada para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
- Informe seu médico: se você é diabético e está experimentando episódios frequentes de hipoglicemia, é importante informar ao seu médico para que ele possa ajustar seu plano de tratamento e ajudá-lo a evitar futuras ocorrências.
É importante lembrar que essas são medidas gerais e que cada pessoa pode ter necessidades específicas. Se você está preocupado com a hipoglicemia ou tem dúvidas sobre o tratamento do diabetes, é sempre recomendado buscar orientação médica para receber um aconselhamento adequado.