Hidroterapia: O que é, indicações e benefícios

Bem-estar Movimento
21 de Outubro, 2019
Hidroterapia: O que é, indicações e benefícios

A hidroterapia, que também é chamada de fisioterapia aquática, é uma modalidade de reabilitação da fisioterapia. 

A atividade alia os benefícios do exercício aos princípios físicos da água, entre eles pressão, temperatura e resistência, favorecendo tanto a prevenção quanto a recuperação de lesões.

Como funciona

Em uma piscina aquecida (a temperatura da água fica em torno dos 35ºC), é possível ampliar os movimentos e trabalhar elementos como flexibilidade, força muscular, equilíbrio e marcha. 

“Isso ajuda na redução do quadro de dor do paciente. Outro diferencial é o fato de ser uma terapia de baixo impacto, reduzindo a descarga de peso sobre as articulações e permitindo boa liberdade de movimento”, explica Tiago de Oliveira Lopes, fisioterapeuta da Fisiotrauma, de Brasília (DF). 

A modalidade deve ser realizada sempre por um fisioterapeuta credenciado e pode ser desenvolvida tanto em individualmente quanto em grupo. “Para isso, os exercícios devem ser prescritos de acordo com objetivo de tratamento de cada paciente”, diz Tiago.

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Benefícios

A hidroterapia proporciona inúmeros benefícios. Aumento da força global, redução de dores musculares e articulares, relaxamento, melhora no sistema cardiorrespiratório, e redução do estresse e ansiedade.

Para usufruir dessas vantagens não é necessário apresentar dores ou lesões. “O tratamento pode ser iniciado a qualquer momento. Aliás, quanto antes, melhor, pois evita a instalação do ciclo da dor, rigidez articular e redução da funcionalidade motora. A hidroterapia também é muito utilizada de forma preventiva por atletas profissionais ou recreativos.”

Indicações da hidroterapia

A prática é indicada para pacientes com lesões musculoesqueléticas, como tendinites, dores na coluna, períodos pós-operatório, osteoartrose, fibromialgia e doenças reumáticas, pois diminui dores e inflamações e melhora a mobilidade e a força muscular. 

Ela funciona também na reabilitação de lesões medulares e neurológicas, entre elas Acidente Vascular Cerebral, pois auxilia na recuperação de marcha, equilíbrio e controle corporal, além de prevenir o encurtamento muscular.

No entanto, a hidroterapia é contraindicada em casos de lesões de pele, feridas expostas e doenças cardiovasculares e respiratórias, por conta da pressão hidrostática. 

O mais importante é ter sempre acompanhamento profissional para obter os melhores resultados. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva