Hidratação no tratamento da dengue: a importância de beber água
A hidratação é fundamental no tratamento da dengue. Isso significa que beber água acelera a recuperação. Na prática, os líquidos que ingerimos ajudam a aliviar os sintomas através da fluidificação das secreções, o que permite que elas sejam expelidas com mais facilidade. Além disso, se manter hidratado contribui com o sistema circulatório, o que diminui o impacto do vírus no organismo, evitando complicações mais graves da doença.
Leia mais: Quem já teve dengue pode ter de novo?
A importância da hidratação no tratamento da dengue
Antes de mais nada, beber água é um daqueles conselhos universais que servem para tudo e que trazem inúmeros benefícios para a saúde. No caso da dengue não é diferente. Isso porque a doença “retira” o líquido de dentro dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação. Então, a hidratação ajuda a repor essa perda.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação oral deve ser iniciada tão logo detecte-se os primeiros sintomas. São eles: febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
Então, para atenuar os sintomas da dengue, aposte nessa solução rápida e eficaz: manter uma garrafinha de água junto a você – e o mais importante: priorize a ingestão de líquidos de forma frequente. Além da água, você também pode incluir outras fontes de líquido. Por exemplo, chás, água de coco, sucos naturais e frutas ricas em água, como melancia e laranja. O importante é se hidratar!
Outra dica é apostar no soro caseiro. Para fazê-lo, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher (de café) de sal.
Qual é a quantidade de líquido recomendada?
A quantidade de líquido pode variar, mas o ideal é ingerir, no mínimo, dois litros por dia, sobretudo nas primeiras 48 horas desde o início da febre. Após avaliação médica, a quantidade pode chegar a oito litros por dia. Para saber se a hidratação está sendo feita de modo correto, pode-se observar a cor da urina. Se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito. “”, conclui Mill.
Referências: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.