Hérnia de disco lombar: entenda o motivo da internação de Taís Araújo
A atriz e apresentadora Taís Araújo foi internada nesta segunda-feira (8) no Hospital Sírio Libanês com dores na lombar. O diagnóstico, segundo informações confirmadas pela assessoria da atriz, é de hérnia de disco na lombar. Por isso, Tais precisou ficar internada para a realização de um procedimento cirúrgico e ficará de fora das gravações do programa ‘The Masked Singer’, da Rede Globo, em que atuava como jurada.
Apesar do susto, a atriz já recebeu alta hospitalar: “O diagnóstico das equipes dos doutores Roberto Kalil Filho e Francisco Sampaio Júnior para a causa das dores detectou uma hérnia de disco lombar aguda e, para o tratamento, a atriz foi submetida a um procedimento minimamente invasivo. A atriz já recebe alta hospitalar nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, para seguir em tratamento domiciliar”, finaliza a assessoria de Taís Araújo.
Veja também: Dor nas costas? Principais motivos, como prevenir e exercícios!
Hérnia de disco na lombar: o que é?
O problema de Tais é bastante comum. No Brasil, a hérnia de disco acomete cerca de 5,4 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A lesão ocorre devido à ruptura do disco que fica no tecido cartilaginoso entre os ossos da coluna.
Segundo o Ministério da Saúde, entre as vértebras da coluna vertebral estão os discos intervertebrais, que basicamente são estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico. A função dessas estruturas é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Porém, os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Como resultado, a hérnia de disco provoca dores irradiantes nas costas, braços, ombros, pescoço e até mesmo formigamento e dormência nos braços e mãos.
Principais sintomas
A hérnia de disco na lombar é relativamente comum e pode se apresentar através dos seguintes sintomas:
- Dor nas costas há mais de três meses;
- Dificuldade para ficar sentado corretamente (coluna ereta) por mais de 10 minutos;
- Formigamento, fraqueza, dor ou dormência nos braços e pernas;
- Dores de cabeça associadas a dores na região da nuca, que se estendem para os ombros e braços.
Além disso, muitas pessoas recebem o diagnóstico de hérnia disco mesmo sem os sintomas e a intensidade da dor. “Na maioria deles, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos”, explica o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.
Como evitar a hérnia de disco
A princípio, mudanças no estilo de vida são indispensáveis para evitar o surgimento da hérnia de disco. Por isso, a prática de atividade física é indicada para fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, tornando-a mais resistente aos possíveis impactos.
Além disso, a adoção de uma dieta saudável contribui para controlar o peso corporal e prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas. Assim, essas estratégias podem ajudar a manter a saúde da coluna em dia.
Por fim, normalmente, a maioria dos casos de hérnia de disco recebe tratamento com sucesso. Entretanto, é necessário ter a manutenção de importantes hábitos ao longo da vida para evitar recidivas.
“O período de recuperação total é individual, ou seja, cada paciente evolui de acordo com suas condições, não existe um período padrão. Além disso, esse processo também vai depender do quadro da hernia de disco submetido ao tratamento e do comportamento do paciente em obediência às orientações médicas”, finaliza Bernardo.
Fonte:
- Bernardo Sampaio, Fisioterapeuta pela PUC-Campinas, diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos.