Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Saúde
21 de Maio, 2024
Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos, de 75 anos, foi internado na última quinta-feira (16/05) após sentir-se mal. No mesmo dia, o ator precisou ser submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma subdural — um tipo de sangramento intracraniano. Então, no domingo (19/05), ele voltou ao centro cirúrgico, desta vez para tratar distúrbios de coagulação que geraram novos hematomas dentro do crânio.

Passado o susto, o hospital onde Tony Ramos está internado (Hospital Samaritano Botafogo) soltou um boletim médico informando o estado de saúde do ator.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos se recupera da segunda cirurgia realizada pelo Dr. Paulo Niemeyer, na data de 19/05, após apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos”, diz a equipe médica. De acordo com o anúncio, ele teve uma “melhora na evolução do quadro clínico” nas últimas horas.

Hoje (21/05), sua esposa, Lidiane Barbosa, concedeu uma rápida entrevista ao programa Encontro com Patrícia Poeta confirmando as informações. “Bom dia, Patrícia! Bom dia a todos. Eu estou aqui no hospital junto com o Tony. O Tony está bem. Essa segunda intervenção que ele sofreu foi muito rápida, muito precisa. Graças a Deus ele já está lúcido, só não está saindo da cama, tem que ficar deitado horizontalmente para ficar tudo no lugar”, afirmou durante a conversa.

Leia também: Traumatismo craniano: o que é, quais são as causas e tratamentos

Afinal, o que é o hematoma subdural? 

De acordo com o Manual MSD, um hematoma subdural é um tipo de hematoma intracraniano. Ele se forma quando há um acúmulo de sangue dentro do crânio, podendo ter diversas classificações, por exemplo:

  • Hematoma epidural: quando o sangue fica entre o crânio e a camada externa (dura-máter) de tecido que cobre o cérebro (meninges);
  • Hematoma subdural: quando o acúmulo ocorre entre a camada externa e a camada média — esse foi o caso de Tony Ramos;
  • Hematoma intracerebral: quando acontece no cérebro.

Normalmente, um hematoma intracraniano se forma após um traumatismo (quedas, acidentes, batidas), mas também pode ser resultado de um sangramento espontâneo na região. Os principais sintomas incluem dor de cabeça persistente, sonolência, confusão, alterações da memória, paralisia no lado oposto do corpo, dificuldades da fala ou da linguagem e outros problemas, dependendo da região do cérebro.

O diagnóstico é feito por meio de uma tomografia computadorizada ou uma imagem por ressonância magnética para detectar a lesão. Desse modo, na maioria das vezes, é necessário realizar uma cirurgia para drenar o sangue do hematoma.

Referência: Manual MSD, Hematomas Intracranianos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte