Hair popping: nova técnica de puxar o cabelo promete aliviar dores de cabeça. Veja os riscos

Saúde
04 de Março, 2024
Hair popping: nova técnica de puxar o cabelo promete aliviar dores de cabeça. Veja os riscos

Cerca de 52% da população mundial tem dor de cabeça, de acordo com um estudo publicado no Journal of Headache and Pain em 2022. No entanto, uma nova técnica do TikTok promete acabar com o incômodo. O hair popping já reúne 1,7 milhões de visualizações e reproduções que podem oferecer riscos à saúde. 

Usuários da plataforma explicam que basta dividir o cabelo em finas mechas, enrolá-las no dedo e puxá-las para cima com força, de modo que o cabelo se ouça um barulho de estalo. Segundo a explicação, esse procedimento seria o suficiente para aliviar as dores de cabeça. 

@dermdoctor Sounds like it would feel amazing tho @D G #dermdoctor ♬ original sound – DermDoctor | Dr. Shah

Contudo, a técnica não possui nenhuma comprovação científica e, além de não ajudar com as dores de cabeça, pode ainda prejudicar a saúde do couro cabeludo, resultando em alopecia (queda de cabelo). Entre os riscos, a trending viral pode ainda causar feridas na cabeça, infecções e até sangramentos. 

“Ao empregar uma força excessiva, o folículo chega a um grau extremo de inflamação e, em casos graves, morre. É nesse momento que essa alopecia pode dar lugar a uma cicatriz definitiva e, dessa forma, irreversível”, explica a médica Cláudia Merlo, especialista em cosmetologia.

“Nesse caso, temos o que chamamos de emergência capilar, já que as alopecias que podem levar a cicatriz tendem a progredir e afetar cada vez mais folículos pilosos caso não sejam tratadas”, diz a médica.

Principais causas da dor de cabeça

As dores de cabeça são relativamente comuns e não necessariamente indicam alguma doença. Entre as causas, podemos destacar o sono irregular, estresse, exposição a ruídos altos, entre outros, mas assim como qualquer alteração física em nosso corpo, é importante sempre prestar atenção nos sintomas e em como eles se manifestam. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a dor de cabeça ou cefaleia afeta mais de 90% da população mundial. “Crises de dor de cabeça e enxaqueca podem comprometer muito mais do que o trabalho ou o descanso e favorecer a ocorrência de acidentes domésticos ou mesmo de trânsito, já que desorientam e tiram a capacidade de concentração do indivíduo”, alerta o Dr. Atra.

Veja também: Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor

Técnicas para aliviar a dor de cabeça

O primeiro passo é manter a hidratação em dia. Além disso, a prevenção contra dor de cabeça pode envolver manter uma alimentação saudável e ingerir alimentos mais leves, controlar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e, quando possível, optar por viagens menos desgastantes, em ambientes mais confortáveis e bem ventilados. A exposição intensa ao sol também pode desencadear dor de cabeça, por isso, proteja-se sempre que possível. 

Por fim, fique atento se os sintomas forem mais intensos, frequentes ou provocarem alterações na visão. Esses sinais podem indicar outras condições de saúde que merecem atendimento e acompanhamento médico. 

“Normalmente, as dores de cabeça são benignas e desaparecem sozinhas ou com medidas simples, como repouso e analgésicos. Mas é sempre importante ficar atento, pois em alguns casos, uma dor de cabeça pode ser um sintoma de um problema que exige uma opinião médica”, comenta o Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião.

Fonte: Dr. Mauro Atra, neurologista do Hcor.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória