Hábitos e comandos ao nosso cérebro
Afinal, o que é hábito?
No começo é difícil, mas já parou para pensar que depois de um tempo tudo fica mais fácil? Isto acontece porque ficamos “acostumados”, ou seja, nos habituamos a fazer algo, ou a determinada situação.
Por definição, a palavra “hábito” vem de uma palavra latina que significa ter ou possuir. E, no sentido amplo, quer dizer a propriedade de conservar as modificações recebidas. O hábito tem por finalidade dar-nos maior facilidade de agir. São repetições de ações aprendidas que, depois dessa repetição, passam a ser executadas naturalmente.
Segundo o especialista alemão Wolfram Schultz, professor de neurociência da Universidade de Cambridge, nosso cérebro é programado para trabalhar com redução de energia, realizando várias tarefas de modo automático.
O nosso cérebro trabalha sob comandos, as palavras que pronunciamos serão executadas por ele. Dependendo do comando que enviamos, pode ser muito bom ou algo muito negativo.
Vou dar um exemplo: você acordou de manhã e disse: “Hoje eu vou tentar ir à academia”. Que comando você deu ao seu cérebro? Eu vou tentar, ou seja, qualquer imprevisto que surgir no seu dia pode servir de sabotador. Porque qual o modo operante do seu cérebro era o tentar e não simplesmente fazer.
Agora, vamos a outro exemplo. Se você disser: “Hoje eu vou à academia”. Você decidiu que tem algo a ser feito, não que apenas tentaria fazer. Desse modo, mesmo que apareça um imprevisto em seu dia, provavelmente isso não te limitaria. Você poderia até encontrar maneiras de realizar sua atividade física, caso acontecesse algo inesperado, nem que fosse uma caminhada, ou uma esteira de trinta minutos no seu prédio.
Por que qual o comando que você deu ao seu cérebro? Eu vou fazer! Por isso a importância de dar os comandos adequados. Do contrário você vai ficar refém dos imprevistos e situações adversas naturais em qualquer rotina. Agora se você tiver isso como um desafio, você vai se comprometer mais!