Gyrotonic: O que é, benefícios e como praticar
Se você gosta de praticar atividades físicas diferentes, o gyrotonic pode ser uma ótima alternativa. Um método que proporciona condicionamento físico a partir de movimentos de rotação e torção, integrados à respiração. Assim, o gyrotonic foi desenvolvido por Juliu Horvath, um bailarino que também foi ginasta, nadador, yogui e acupunturista, no final dos anos 70.
Dessa maneira, o gyrotonic utiliza equipamentos que realinham a postura, melhoram a consciência corporal e o tônus muscular. Além disso, traz relaxamento, flexibilidade e equilíbrio mental.
O diferencial deste método é a tridimensionalidade. Nos aparelhos convencionais os movimentos são apenas lineares, enquanto no gyrotonic é possível trabalhar grupos musculares que não são atingidos em aparelhos comuns.
Além disso, o método pode ser praticado por qualquer pessoa com qualquer idade.
Leia também: Pilates aéreo: O que é e quais são os benefícios
Benefícios
- Desenvolve a coordenação motora, força e flexibilidade.
- Melhora o condicionamento físico.
- Combate o estresse.
- Ajuda na recuperação de desvios da coluna.
- Fortalecimento muscular.
- Aumento e melhora da circulação sanguínea .
- Ganho de massa muscular.
- Previne dores.
- Trabalha a respiração.
Leia também: Piloxing: A prática que mistura pilates, boxe e dança
Como funciona uma sessão
As aulas de gyrotonic podem ser feitas em grupo, com a intenção de prevenir possíveis problemas físicos ou de forma individual, para reabilitar o corpo de algum trauma. Geralmente, a duração é de 45 minutos.
Para iniciar, o instrutor começa com um aquecimento e, logo após, passa exercícios para os membros inferiores e superiores. As mudanças frequentes de uma postura para outra são integradas com exercícios de respiração. O que ajuda na estimulação cardiovascular e no alinhamento da estrutura óssea, levando a uma melhor postura.
Leia também: Cross Pilates: O que é e quais são os benefícios