Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física
Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para o nosso corpo, como prevenir doenças físicas e melhorar a saúde mental. Por isso, nesta terça-feira (29), o Ministério da Saúde decidiu lançar o primeiro guia de estímulo à prática de atividade física para a população brasileira.
Produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o documento contou com a participação de cerca de 70 pesquisadores de diferentes áreas da saúde. Ele aborda a importância dos exercícios em diferentes ciclos da vida. E cada capítulo é destinado a um deles:
- Crianças de até cinco anos;
- Crianças e jovens de seis a 17 anos;
- Adultos;
- Idosos;
- Educação física escolar;
- Gestantes e mulheres no pós-parto;
- Pessoas com deficiência.
Dessa maneira, em 8 capítulos do guia, é possível entender quais práticas são mais recomendadas e em que intensidade elas devem ser realizadas (se leve, moderada ou vigorosa).
Além disso, na parte inicial do guia, há explicações sobre as principais diferenças entre atividades físicas e exercícios físicos.
Leia mais em: OMS sobe para 300 minutos tempo de atividade física semanal ideal
Guia de Atividade Física: Ministério da Saúde ressalta a importância do exercício físico
De acordo com o guia, quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na vida da pessoa, mais benefícios são garantidos para saúde dela. Eles abrangem controle de peso, melhora da disposição e promoção da interação social. Ainda, se exercitar também ajuda a reduzir os riscos de doenças crônicas, do coração e até mesmo de alguns tipos de câncer.
Leia também: Atividade física regular aumenta a imunidade e a eficácia de vacinas
Apesar do incentivo à prática da atividade física no Brasil, grande parte da população ainda se enquadra no grupo sedentário.
Por isso, entender a importância de adicionar mais movimento no dia a dia é fundamental. Tendo isso em vista, o material será distribuído para as secretarias estaduais e municipais de saúde em todo o Brasil.