Granulomatose de Wegener: o que é a doença de José Mayer?

Saúde
06 de Março, 2023
Granulomatose de Wegener: o que é a doença de José Mayer?

O ator José Mayer está enfrentando uma batalha contra uma doença autoimune. Trata-se da Granulomatose de Wegener, condição caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos. Recentemente, Zé, que tem 73 anos, publicou em suas redes sociais que está fazendo a penúltima infusão para tratar a doença.

Recentemente, ele ficou internado por 10 dias na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro. Apesar de ter recebido alta, ele precisa ter acompanhamento médico, fazer infusões e exames para acompanhar a doença.

“Cá estou eu, seguindo o protocolo de recuperação da minha saúde, tentando me livrar – e quase conseguindo – daquela doença que se abateu sobre mim em 2017 naqueles nefastos acontecimentos. A doença chama-se Granulomatose de Wegener. É uma doença complicada, mas tem tratamento”, disse o ator em vídeo publicado. Entenda mais sobre a condição.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by José Mayer (@josemayerarte)

Leia mais: Doenças autoimunes: quais são, diagnóstico e tratamento

O que é o Granulomatose de Wegener?

Rara, é uma doença autoimune, ou seja, quando o próprio sistema imunológico ataca células saudáveis do organismo. Nesse caso, causa a inflamação dos vasos sanguíneos, mais precisamente dos rins, pulmões e vias respiratórias. No Brasil, é responsável por menos de 150 mil casos por ano, afetando homens e mulheres na faixa etária dos 40 anos ou mais. A doença também pode atingir idosos e crianças.

As causas da granulomatose de Wegener (ou com poliangeíte) são desconhecidas. Assim, atinge, sobretudo, entre brancos, mas pode ocorrer em todos os grupos étnicos e em qualquer idade. Em geral, a doença é fatal.

Sintomas da granulomatose de Wegener

A doença pode começar de forma súbita ou gradual. Geralmente, os sintomas iniciais envolvem o trato respiratório superior, o nariz, os seios paranasais, os ouvidos e a traqueia. José Mayer, por exemplo, sentiu uma “indisposição respiratória”, o que fez o ator procurar um serviço de saúde.

Veja os sintomas principais:

  • Congestão nasal com crostas e sangue;
  • Deformação do nariz, bem como perfuração na cartilagem nasal;
  • Sinusite e dor sinusal;
  • Rouquidão;
  • Inflamação no ouvido, geralmente com dor de ouvido e até perda de audição;
  • Dificuldade para respirar e tosse;
  • Dor na caixa de voz (laringe), sibilos e, raramente, a produção de um som agudo, chiado ao respirar (estridor).

Ocasionalmente, atinge apenas o trato respiratório superior. Porém, as pessoas também podem ter febre, sentir mal-estar geral e perda de apetite. Além disso, a inflamação possivelmente afeta os olhos, que podem inchar e tornar-se vermelhos e doloridos.

Diagnóstico 

A granulomatose de Wegener deve ser diagnosticada e tratada precocemente, evitando assim complicações, incluindo distúrbios renais, distúrbios pulmonares e ataques cardíacos.

Para isso, os médicos fazem, inicialmente, a avaliação dos sintomas do paciente. Além disso, realizam-se exames de imagem, tais como a radiografia do tórax e a tomografia computadorizada (TC). Embora os exames de sangue possam não identificar especificamente a granulomatose de Wegener, eles podem contribuir com a descoberta do diagnóstico. Por fim, para confirmar o diagnóstico, pode ser necessário colher uma pequena amostra de tecido (biópsia).

Tratamento da granulomatose de Wegener

O tratamento da doença inclui o uso de corticoides, bem como outros imunossupressores. Pessoas com granulomatose de Wegener precisam de acompanhamento médico constante para verificar se a dosagem dos medicamentos está adequada, se há efeitos colaterais, se há risco de infecção. Nesse sentido, hemogramas completos devem ser frequentemente realizados, ocasionalmente de forma semanal em pessoas que usam imunossupressores potentes.

Por fim, com o tratamento, os sintomas desaparecem completamente (remissão) em cerca de 80% das pessoas. No entanto, em aproximadamente metade das pessoas tratadas, os sintomas ressurgem (recaída). Recaídas podem ocorrer quando o tratamento é interrompido, ou após muitos anos. Porém, a retomada ou a intensificação do tratamento geralmente podem controlar a doença.

Referências: Manual MSD.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso