Gkay: o impacto das críticas e comentários maldosos

Bem-estar Equilíbrio
02 de Janeiro, 2023
Gkay: o impacto das críticas e comentários maldosos

Recentemente, a influenciadora Gessica Kayane – mais conhecida como Gkay – e o humorista Fábio Porchat se envolveram em uma polêmica, após ele fazer uma “piada” no programa da TV Globo, “Domingão com Hulk”. É bem provável que você tenha ouvido falar sobre os dois, pois o assunto foi comentado em todas as redes sociais.

Durante uma homenagem ao apresentador Jô Soares, que morreu em 2022, Porchat disse: “Fico pensando, o que ele faria com uma Gkay, né, Tatá? Foi por isso que ele preferiu nos deixar às vezes.”

O comentário repercutiu e não foi nada agradável para a influenciadora, que desabafou no twitter: “Estou exausta porque eu não sei o que fiz para as pessoas me odiarem tanto, me humilharem tanto, dia após dia. E agora até em rede nacional, mostrando que eu sou uma piada no sentido ruim para o Brasil inteiro.”

Leia também: O que é saúde mental e por que ela é essencial para uma vida feliz

Gkay é um exemplo de como comentários maldosos afetam a saúde mental

De acordo com a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, o caso pode ser explicado pela biologia. “O que acontece é que evoluímos, mas nosso cérebro continua o mesmo. É mais fácil estarmos mais atentos ao lado negativo das coisas e, por isso, não adianta a quantidade de elogios, se houver uma crítica ou comentário negativo este chamará mais a atenção”, afirma.

A médica comenta que a fama, como tudo na vida, tem seu lado ruim e muitos não conseguem sem estar preparados para isso. Ao mesmo tempo que pessoas famosas recebem elogios, também recebem duras críticas sem nenhum pudor ou sensibilidade. “A internet faz das pessoas objetos e não seres que possuem sentimentos”, ressalta a médica.

Além disso, para a psiquiatra, quando não há o devido preparo emocional, pode ser deletério para a saúde mental. O ideal é estar sempre atento a como nos expressamos, pois pessoas com baixa autoestima ou depressão podem receber comentários desse tipo de forma negativa. Assim, contribui para a piora clínica.

“Portanto, seja gentil e aprenda técnicas de comunicação. É importante saber que não somos perfeitos e que sempre haverá erros e sempre haverá quem não goste da gente! É importante a psicoterapia para que ajude no fortalecimento da autoimagem e também ajude a evoluir com críticas, se tais forem construtivas”, finaliza.

Fonte: Dra. Jéssica Martani, médica psiquiatra.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa