Porque você não está ganhando músculos – mesmo treinando
Pode ser frustrante praticar exercícios físicos regularmente e não obter os resultados desejados. Afinal, o objetivo é ter um progresso constante. Assim, não estar ganhando músculos mesmo treinando significa que algo pode estar errado. Existem vários fatores que podem estar afetando o fortalecimento dos seus músculos. Veja abaixo alguns:
Não dormir o suficiente
O sono é fundamental tanto para a saúde mental, quanto física. Além disso, não ter uma boa noite de sono pode prejudicar sua capacidade de construir músculos.
Isso porque sem descanso, o músculo não tem tempo para se recuperar e crescer. Portanto, o recomendado é dormir cerca de 8 horas por noite e treinar com pesos 3 dias por semana, tendo dias de descanso entre cada treino.
De acordo com um estudo, ter uma hora de sono a menos por noite durante a semana pode impactar negativamente a composição corporal e o ganho de músculos.
Não comer carboidratos o suficiente
Para construir músculos, é importante não focar apenas na ingestão de proteínas. Então, opte por alimentos com carboidratos, pois eles são essenciais para abastecer seu treino, dar mais energia e ajudam a reconstruir o tecido muscular.
Seu treino não tem variedade
Você está fazendo os mesmos exercícios todos os dias? Se a resposta for sim, saiba que ter a mesma rotina de treinamento pode trazer consequências. Pois os músculos precisam de descanso, e uma recuperação insuficiente pode causar danos aos tendões, ligamentos e articulações.
Dito isso, é fundamental variar o estímulo para acionar o crescimento muscular com exercícios, ângulos e cargas diferentes.
Leia também: Existe problema em fazer o mesmo treino todos os dias?
Você não está levantando pesos o suficiente
Para ter a construção muscular é necessário adicionar intensidade ao seu treinamento para estimular o corpo a construir músculos. Independente do número de vezes que você se exercita durante a semana, para ganhar músculo você deve adicionar mais pesos e se desafiar em seus treinos.
Não existe regra, mas o ideal é levantar um peso que você pode lidar entre 6 e 8 repetições, com as 2 repetições sendo de alta intensidade. Dessa maneira, busque auxílio de um profissional da área para que ele possa fornecer os exercícios e pesos de acordo com suas limitações.