Fungo no sangue auxilia no diagnóstico de câncer, diz estudo

Saúde
04 de Outubro, 2022
Fungo no sangue auxilia no diagnóstico de câncer, diz estudo

Com o avanço da ciência e tecnologia, fica cada vez mais fácil o diagnóstico de doenças que, até então, não eram simples de serem descobertas. O câncer é uma delas. Recentemente, um estudo publicado pela revista científica Cell trouxe mais um indício da doença que pode ajudar no diagnóstico. De acordo com os pesquisadores do Weizmann Institute of Science, em Israel, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a presença de fungo no sangue é um forte indício de neoplasias malignas.

A descoberta pode ajudar os médicos a diagnosticarem o câncer ainda no estágio inicial. Para isso, os pesquisadores apontam que os profissionais poderão utilizar um exame de sangue capaz de localizar esporos de fungos para encontrar tumores no organismo. Entenda como funcionou a pesquisa.

Como foi feito o estudo sobre fungo no sangue?

Para chegar na descoberta sobre o fungo no sangue, os cientistas analisaram mais de 17 mil amostras de pacientes com 35 tipos de câncer. Assim, eles descobriram que os fungos foram encontrados em todos tumores analisados, escondidos no interior das células cancerígenas.

A descoberta foi “surpreendente, porque não sabemos como os fungos podem entrar em tumores”, diz o coautor do estudo, Rob Knight. “Mas também é esperado, porque se encaixa no padrão de microbiomas saudáveis ​​em todo o corpo, incluindo intestino, boca e pele, onde bactérias e fungos interagem como parte de uma comunidade complexa”.

Entretanto, o estudo sugere apenas uma associação dos fungos com os tumores, e ainda não é possível saber qual é a relação entre os dois e quais espécies estão ligadas a formas mais agressivas da doença. Vale lembrar que os fungos são patógenos pouco estudados, mas importantes, que moldam a imunidade do hospedeiro e infectam os imunocomprometidos, incluindo pacientes com câncer.

Leia mais: Impacto do diagnóstico de câncer para os familiares do paciente

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma