Fundação Pró-Sangue pede urgência em doações de sangue

Saúde
28 de Setembro, 2022
Fundação Pró-Sangue pede urgência em doações de sangue

Os estoques da Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, estão em situação alarmante, operando com 50% da sua capacidade. A entidade, vinculada à Secretaria da Saúde de São Paulo, precisa urgentemente de doação de sangue.

Atualmente, os estoques de sangues O-, O+ e B- encontram-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por menos de 1 dia. Já os tipos A-, B+ e AB- estão em patamar crítico, para um dia.

Veja também: Pode doar sangue depois de tomar a vacina da Covid-19?

Mas por que doar sangue?

Além de não custar nada, a doação é importante manter os estoques positivos para pacientes que precisam de transfusão frequentes, pessoas em tratamentos específicos e urgências como acidentes e cirurgias. Dessa forma, é possível salvar muitas vidas e abastecer mais de 80 instituições de saúde, segundo a Fundação Pró-Sangue. Também é importante ressaltar que a fundação está aceitando todos os tipos de sangue, incluindo o RH negativo.

Antes de mais nada, existem algumas restrições que podem impedir a contribuição sanguínea — clique aqui para saber mais. Em contrapartida, se não houver nenhum impedimento, é fundamental seguir as recomendações e critérios abaixo:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Onde e como doar para a Fundação Pró-Sangue

Para doar, basta fazer o agendamento pela internet. A princípio, a Fundação Pró-Sangue possui 6 unidades de coleta localizadas na cidade de São Paulo, além de outros postos distribuídos em diferentes cidades do estado de SP. Clique aqui para ver todos os endereços.

Fonte: Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite