Fundação Pró-Sangue pede urgência em doações de sangue
Os estoques da Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, estão em situação alarmante, operando com 50% da sua capacidade. A entidade, vinculada à Secretaria da Saúde de São Paulo, precisa urgentemente de doação de sangue.
Atualmente, os estoques de sangues O-, O+ e B- encontram-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por menos de 1 dia. Já os tipos A-, B+ e AB- estão em patamar crítico, para um dia.
Veja também: Pode doar sangue depois de tomar a vacina da Covid-19?
Mas por que doar sangue?
Além de não custar nada, a doação é importante manter os estoques positivos para pacientes que precisam de transfusão frequentes, pessoas em tratamentos específicos e urgências como acidentes e cirurgias. Dessa forma, é possível salvar muitas vidas e abastecer mais de 80 instituições de saúde, segundo a Fundação Pró-Sangue. Também é importante ressaltar que a fundação está aceitando todos os tipos de sangue, incluindo o RH negativo.
Antes de mais nada, existem algumas restrições que podem impedir a contribuição sanguínea — clique aqui para saber mais. Em contrapartida, se não houver nenhum impedimento, é fundamental seguir as recomendações e critérios abaixo:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Onde e como doar para a Fundação Pró-Sangue
Para doar, basta fazer o agendamento pela internet. A princípio, a Fundação Pró-Sangue possui 6 unidades de coleta localizadas na cidade de São Paulo, além de outros postos distribuídos em diferentes cidades do estado de SP. Clique aqui para ver todos os endereços.
Fonte: Agência Brasil.