Fumar pode provocar ou acelerar perda de visão?

Saúde
01 de Abril, 2024
Fumar pode provocar ou acelerar perda de visão?

O hábito de fumar causa diversos problemas de saúde e, como o próprio rótulo alerta, aumenta os riscos de desenvolver câncer de vários tipos. Um dos prejuízos a saúde tem relação com a saúde ocular. Você sabia que fumar pode provocar ou acelerar perda de visão? Entenda agora!

Leia mais:Parar de fumar reduz em até 40% o risco de diabetes tipo 2

Por que fumar pode provocar ou acelerar a perda de visão?

De acordo com o oftalmologista Dr. Hallim Feres Neto, Oftalmologista, quando a fumaça do cigarro é inalada, diversas substâncias tóxicas entram na corrente sanguínea. Assim, acontece um aumento de inflamações no corpo, o que diminui a oxigenação. “Os olhos não são exceção. Fumar reduz a quantidade de oxigênio que chega aos olhos, e está associado a uma série de doenças oculares”.

Dentre as mais comuns, ele cita catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, uveíte e retinopatia diabética, além da síndrome do olho seco. “A fumaça do cigarro contém muitas substâncias tóxicas e irritantes que podem causar inflamação e irritação direta na superfície do olho, prejudicando a produção e a qualidade das lágrimas. Além disso, a nicotina pode afetar a produção de lágrimas ao interferir com os nervos que controlam esta função”, explica o oftalmologista.

Outras colateralidades que também desembocam na piora da saúde ocular têm a ver com a influência do cigarro em doenças da tireoide e a doença de Sjögren. Trata-se de um distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca. “A exposição passiva à fumaça do cigarro também pode irritar os olhos e piorar os sintomas da Síndrome do Olho Seco em pessoas não fumantes”, alarma Dr Feres Neto.

A situação é ainda pior para quem usa lentes. O oftalmologista explica que a redução da oxigenação que o fumo promove alcança as córneas. É pior ainda para usuários de lente de contato, que já sofrem com a oxigenação reduzida pelo próprio uso da lente. “Essa combinação pode aumentar o risco de infecções e úlceras na córnea”, explica. “Por isso, parar de fumar é uma das melhores decisões que qualquer pessoa pode tomar para proteger a visão e a saúde em geral”.

Afinal, como prevenir a perda de visão?

1) Marque um exame oftalmológico: antes de mais nada, o exame pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. A melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista, mesmo na ausência de sintomas.

2) Use óculos de grau, se precisar: isso porque eles ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos. Assim, evitam o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas.

4) Use óculos escuros em dias de sol forte: Óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. Além disso, a exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina.

5) Use óculos de proteção durante atividades de risco: Uma importante causa de cegueira é o trauma ocular. Assim, lesões oculares graves podem acontecer durante o trabalho em fábricas ou construção civil, na prática de alguns esportes ou em brincadeiras de criança com objetos pontiagudos, por exemplo.

6) Tenha hábitos de vida saudáveis: Praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar, por exemplo, são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Então, se você tem essas condições, controle-as com o seu médico.

Fonte: Dr. Hallim Feres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Diretor da Prisma Visão.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso