Fratura de mandíbula: entenda o que aconteceu com Zac Efron
Uma foto do ator de High School Musical, Zac Efron, vem repercutindo entre internautas nos últimos meses. O motivo: o rosto inchado que levantou suspeitas de harmonização facial. Contudo, o astro, em entrevista à revista Men’s Health, compartilhou que a mudança foi causada por uma fratura de mandíbula, em um acidente doméstico.
O ator disse que caiu em casa, enquanto corria usando meias, o que levou-o a escorregar e bater o rosto numa fonte de granito. Zac chegou a desmaiar e quando acordou percebeu que o osso do queixo estava fora do lugar. O acidente foi sério: o astro precisou de uma cirurgia de emergência e, durante a recuperação, os seus músculos do rosto teriam aumentado.
Entenda mais sobre a fratura de mandíbula
De acordo com estudos, este tipo de fratura é um dos mais frequentes nos ossos da face: ocupa o segundo lugar entre as fraturas. Um dos motivos é o fato da mandíbula ser um osso mais exposto e o único móvel da face. Além disso, é importante na mastigação, na deglutição, fonação e na estética facial. Se não houver tratamento adequado, pode levar a uma deformidade estética ou funcional até mesmo permanente. Por isso, o ator apresentou a mudança expressiva na face. Entre as principais causas de fratura de mandíbula estão os acidentes de carro, depois as quedas. Os principais sintomas de quem sofre essa fratura são a dor, inchaço e a dificuldade de falar e movimentar o osso.
Tratamento
É imprescindível que o paciente procure atendimento médico de urgência após sofrer uma fratura de mandíbula. Além disso, uma das opções de tratamento mais utilizada é fixação dos fragmentos ósseos, por cirurgia. Essa agilidade no diagnóstico e, por consequência, no tratamento adequado é o que vai evitar que o paciente sofra sequelas desse tipo de acidente.