Foco nas pequenas mudanças
Faça da mudança algo permanente, e não um episódio isolado.
Quando fazemos algo com regularidade, precisamos de menos força de vontade para continuar fazendo. É preciso mais força de vontade para mudar do que para manter a mudança. Uma vez que você conseguiu estabelecer o novo hábito, pode tentar melhorar outra área de sua vida. A melhor forma para mudar um hábito é a repetição.
Toda mudança convida a obstáculos. Mas quando você consegue, também aumentam os seus sentimentos de autoestima, otimismo e autoconfiança. A sua qualidade de vida melhora muito e você elimina fatores que podem estar prejudicando e muito o seu dia a dia.
Compreenda que nesta caminhada podem acontecer lapsos e recaídas e que faz parte do processo recomeçar sempre que necessário. Aumente a crença de que irá conseguir transpor os seus objetivos. E, se necessário, busque a ajuda de um profissional. Psicoterapia pode ser fundamental neste processo.
Não queira mudar tudo da noite para o dia, seu cérebro não funciona assim. Se quiser começar a deixar os maus hábitos, prontifique-se a fazê-los aos poucos. O ideal é estabelecer pequenas metas, em vez de uma mudança radical de 180 graus.
Ao mudar um hábito, você também terá a oportunidade de mudar uma área de sua vida. Por exemplo: exercícios físicos, alimentação adequada, sono, relacionamentos.
Ao promover essas mudanças você vai através de novos hábitos criar e recriar a sua vida e mudando a definição de quem você acredita ser para melhor.