A flexão plantar é um exercício voltado para as panturrilhas. O movimento consiste, basicamente, em levantar o corpo com os pés, utilizando os músculos da região.
Ele é essencial para trabalhar a musculatura da panturrilha — também chamada de tríceps sural. Por possuir diversas fibras musculares brancas, a principal função da região é flexionar o pé na articulação do tornozelo, bem como a perna na articulação do joelho. Por isso, é muito utilizada em corridas, saltos e outros movimentos que envolvem o impulso das pernas.
Fortalecer os músculos do tornozelo, pernas e pés por meio da flexão plantar é fundamental para proteger as articulações de possíveis lesões. O exercício é recomendado para pessoas de qualquer idade e condicionamento físico.
Leia também: Qual o melhor tipo de treino para quem tem doença renal?
Segundo especialistas, o exercício de flexão plantar ajuda a fortalecer os músculos gastrocnêmio e sóleo, que formam a panturrilha. Além disso, também constrói força nos tendões e ligamentos da região, como o tendão calcâneo e os ligamentos extensores e flexores dos pés.
Isso se torna útil especialmente para os idosos, que necessitam trabalhar a estabilidade para evitar quedas e lesões.
Assim como qualquer outro exercício, se você for iniciante, opte pelo auxílio de um educador físico.