Fator genético pode levar à proteção contra a Covid-19, diz estudo

Saúde
11 de Janeiro, 2023
Fator genético pode levar à proteção contra a Covid-19, diz estudo

Desde o início da pandemia – que ainda não tem previsão para acabar – os cientistas investigam a Covid-19 Inclusive, recentemente, um estudo descobriu que um fator genético pode proteger contra o vírus.

Em entrevista à CNN, Mateus Vidigal, biólogo do Centro de Estudos do Genoma Humano e o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, um dos responsáveis pela pesquisa, explicou que já foram identificados genes relacionados à resistência:  “A gente acha que de alguma forma esses genes protegem contra a Covid.”

Ainda de acordo com o biólogo, essa identificação é um passo muito importante para a criação de medicamentos e vacinas mais eficazes. Mas são importantes mais estudos para ter uma conclusão.

Leia mais: Mulheres e reinfectados têm mais riscos de ter covid longa, de acordo com estudo

Fator genético e proteção contra a Covid-19: a ciência explica 

Um estudo paralelo, feito pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP, e publicada no periódico científico Frontiers in Immunology. Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram um grupo de 87 idosos com mais de 90 anos que contraíram o vírus mas tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos. 

Leia também: Quarta dose da vacina é o que protege contra a Covid longa, diz estudo

Os dados foram comparados com outro grupo de pessoas com menos de 60 anos que tiveram Covid-19 de forma grave ou morreram. Assim, foi analisada a região do cromossomo 6 (Complexo Principal de Histocompatibilidade), área que possui diversos genes que protegem o sistema imunológico de diferentes formas. 

Dessa maneira, o achado descobriu que o grupo com sintomas leves apresentou mais variantes do gene MUC22, responsável pela lubrificação e proteção das vias respiratórias. Isso em comparação com pacientes que tiveram casos graves. No entanto, os pesquisadores também relataram que a produção excessiva deste gene está relacionada a problemas no pulmão.

Referência: FAPESP e CNN

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Saúde

Chuva, frio e andar descalço causam gripe: mito ou verdade?

Quem nunca recebeu o conselho para não andar descalço, pegar chuva ou sair com o cabelo molhado para evitar uma gripe ou resfriado? Era e ainda

Saúde

Tomo remédio contínuo: posso me vacinar contra gripe?

Quem usa medicamentos de forma contínua, seja para diabetes, hipertensão, colesterol ou outras condições, pode ter uma dúvida comum: será que isso impede de tomar a

Saúde

Creche, escola e gripe: por que a vacina protege toda turma

No dia a dia da escola, creche ou ambientes de lazer, basta uma criança com gripe para que o vírus comece a circular entre várias outras.