Fáscia: O que é e importância de mantê-la saudável
A dificuldade em tocar os dedos dos pés durante um alongamento e o surgimento da celulite tem uma explicação: a fáscia. Ela é um tecido conjuntivo que vai da cabeça aos pés, feita principalmente de colágeno. Esse tecido envolve o sistema músculo-esquelético e órgãos internos, incluindo coração, pulmões, cérebro e medula espinhal.
Dessa maneira, é responsável por depositar tecido cicatricial quando o corpo está ferido ou infectado. Ou seja, após uma lesão, ela trabalha na recuperação do tecido.
Como a fáscia não saudável pode afetar a saúde
Segundo pesquisadores, a fáscia não tem relação direta apenas com nossa capacidade de movimento. Quando esse tecido perde a lubrificação no espaço entre ele, os músculos e órgãos, ele resseca e “endurece” formando nós, que se tornam pontos de tensão. Assim, podem ocorrer problemas como fibromialgia, fadiga crônica e dores no corpo em geral.
Leia também: Memória muscular: Saiba se é verdade ou mito
As principais causas de uma fáscia doentia incluem:
- Estilo de vida sedentário;
- Má postura;
- Desidratação;
- Hábitos alimentares pouco saudáveis;
- Má qualidade do sono;
- Estresse.
Benefícios de uma fáscia saudável
- Melhor simetria e alinhamento do corpo;
- Aumento do fluxo sanguíneo;
- Recuperação mais rápida do exercício;
- Aparência reduzida de estrias e celulite;
- Risco de lesão reduzido;
- Redução da dor;
- Melhor desempenho esportivo.
Maneiras de melhorar a saúde da fáscia
Alongamento
O alongamento pode ajudá-lo a liberar a tensão, um dos elementos da fáscia. Para obter os resultados desejados, alongue por 30 segundos a 1 minuto, mas não force a uma profundidade ou posição que cause dor.
Desse modo, para não sobrecarregar o tecido, não alongue após o treino, o ideal é alongar os músculos trabalhados na musculação 24 horas depois.
Yoga
Yoga fornece diversos benefícios para o corpo e mente. Por melhorar sua flexibilidade, equilíbrio e força, pode ser uma ótima opção para tratar a fáscia. Portanto, reserve alguns minutos do seu dia para praticar yoga.
Rolo de espuma
Você já estranhou quando alguém na academia passou um rolinho de espuma pelo corpo? Saiba que a cena, apesar de meio estranha, é muito útil. O acessório é o rolo de liberação miofascial (foam roller).
Nos últimos anos, o método de recuperação passou de um hábito reservado para atletas à prática comum entre corredores e fãs de atividades físicas. A liberação se trata de uma automassagem que diminui a tensão dos músculos causada pela intensidade dos treinos, má postura e até lesões. Assim, quando você rola os músculos pelo tubo, está carregando pontos de pressão no para relaxá-los (chamada liberação miofascial).