Exercise snacks: A nova aposta para driblar o sedentarismo

Bem-estar Movimento
07 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Exercise snacks: A nova aposta para driblar o sedentarismo

A rotina da maioria das pessoas costuma ser agitada por conta de trabalho, estudos, casa e filhos. Por isso, muitos acabam deixando a prática de atividades físicas de lado. Mas se movimentar é essencial, tanto para a mente quanto para o corpo. Para afastar o sedentarismo, os chamados “exercise snacks” podem ajudar.

Este termo surgiu em referência aos pequenos lanches que são feitos ao longo do dia. Dessa maneira, os exercise snacks consistem em realizar curtos períodos de exercícios três vezes ao dia. Como por exemplo, subir escadas ou até mesmo andar mais rápido pela casa. 

Portanto, se você não gosta de ir para a academia e nem de pegar pesado em treinos como o HIIT, os exercise snacks podem ser uma ótima opção. 

Veja também: Sedentarismo: O que fazer para não ser mais uma vítima

Comprovação científica

De acordo com um estudo feito em 2014 e publicado no The New York Times, alguns minutos na esteira antes do café da manhã, do almoço e do jantar são mais eficazes na redução do açúcar no sangue ao longo do dia. Isso em comparação com uma sessão de exercícios de 30 minutos antes do jantar. 

Outra pesquisa realizada na Universidade McMasterm, no Canadá,  analisou a teoria dos exercise snacks. Assim, os pesquisadores acompanharam adultos sedentários e os instruíram a pedalar o mais rápido que conseguiam durante 20 segundos e repetir a atividade três vezes ao dia. Os intervalos de descanso variaram entre uma a quatro horas..

Dessa forma, após seis semanas, os resultados mostraram que a capacidade cardiorrespiratória dos participantes aumentou 9%. Já o segundo grupo que fez a mesma atividade, mas com um intervalo de apenas 10 minutos entre as três sessões de bike, teve 13% de melhora na resistência.

Exemplos de exercise snacks

Movimentos rápidos e fáceis são a proposta dos exercises snacks. A seguir, veja abaixo alguns exemplos que podem ser feitos em casa:

  • Subir escadas: Em vez de pegar elevador, opte por subir escadas;
  • Levantar da cadeira e sentar novamente duas vezes: Assim, você fortalecerá suas pernas, os músculos abdominais e músculos do quadril;
  • Ande pela casa: Passeie pela sua casa ou apartamento. Pegue um pedaço de lixo do chão e jogue-o fora ou mova alguns móveis de lugar.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!