Exercise snacks: A nova aposta para driblar o sedentarismo

Bem-estar Movimento
07 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Exercise snacks: A nova aposta para driblar o sedentarismo

A rotina da maioria das pessoas costuma ser agitada por conta de trabalho, estudos, casa e filhos. Por isso, muitos acabam deixando a prática de atividades físicas de lado. Mas se movimentar é essencial, tanto para a mente quanto para o corpo. Para afastar o sedentarismo, os chamados “exercise snacks” podem ajudar.

Este termo surgiu em referência aos pequenos lanches que são feitos ao longo do dia. Dessa maneira, os exercise snacks consistem em realizar curtos períodos de exercícios três vezes ao dia. Como por exemplo, subir escadas ou até mesmo andar mais rápido pela casa. 

Portanto, se você não gosta de ir para a academia e nem de pegar pesado em treinos como o HIIT, os exercise snacks podem ser uma ótima opção. 

Veja também: Sedentarismo: O que fazer para não ser mais uma vítima

Comprovação científica

De acordo com um estudo feito em 2014 e publicado no The New York Times, alguns minutos na esteira antes do café da manhã, do almoço e do jantar são mais eficazes na redução do açúcar no sangue ao longo do dia. Isso em comparação com uma sessão de exercícios de 30 minutos antes do jantar. 

Outra pesquisa realizada na Universidade McMasterm, no Canadá,  analisou a teoria dos exercise snacks. Assim, os pesquisadores acompanharam adultos sedentários e os instruíram a pedalar o mais rápido que conseguiam durante 20 segundos e repetir a atividade três vezes ao dia. Os intervalos de descanso variaram entre uma a quatro horas..

Dessa forma, após seis semanas, os resultados mostraram que a capacidade cardiorrespiratória dos participantes aumentou 9%. Já o segundo grupo que fez a mesma atividade, mas com um intervalo de apenas 10 minutos entre as três sessões de bike, teve 13% de melhora na resistência.

Exemplos de exercise snacks

Movimentos rápidos e fáceis são a proposta dos exercises snacks. A seguir, veja abaixo alguns exemplos que podem ser feitos em casa:

  • Subir escadas: Em vez de pegar elevador, opte por subir escadas;
  • Levantar da cadeira e sentar novamente duas vezes: Assim, você fortalecerá suas pernas, os músculos abdominais e músculos do quadril;
  • Ande pela casa: Passeie pela sua casa ou apartamento. Pegue um pedaço de lixo do chão e jogue-o fora ou mova alguns móveis de lugar.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo