Quanto você precisa se exercitar para diminuir o risco de câncer

Bem-estar Movimento Saúde
21 de Janeiro, 2022
Quanto você precisa se exercitar para diminuir o risco de câncer

Os benefícios das atividades físicas são descobertos cada vez mais – tanto para a saúde física quanto mental. Inclusive, pesquisadores revelam que a prática regular de exercícios pode diminuir o risco de câncer.

O câncer é o crescimento desordenado de células que invadem os órgãos e tecidos. Quando essas células doentes se espalham para outras regiões do corpo, ocorre o que chamamos de metástase. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a fadiga relacionada ao câncer é uma sensação persistente de cansaço ou exaustão e atinge mais de 75% dos pacientes.

Assim, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, mais de 46.000 casos de câncer só nos EUA poderiam ser evitados através dos exercícios.

Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020, estima. Dessa forma, entre eles, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres. Por isso se movimentar é tão importante.

Quanto precisa se exercitar para reduzir o risco de câncer?

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos e liderada por Adair Minihan, MPH, da American Cancer Society. Dessa maneira, cerca de 3% de todos os casos de câncer nos EUA em adultos com 30 anos ou mais estão relacionados à inatividade, eles descobriram.

“Essas descobertas ressaltam a necessidade de incentivar a atividade física como meio de prevenção do câncer”, disseram os autores do estudo à American Cancer Society Press Room.

Leia também: Exercícios podem prevenir crescimento de tumor cancerígeno

Mas quanto tempo de exercícios é necessário para reduzir o risco de câncer? Os dados da pesquisa comprovam que cinco horas de exercícios moderados por semana são benéficos para diminuir o risco de vários tipos de câncer comuns. 

“Existem muitas barreiras à atividade física. Como a falta de tempo devido a longas horas de trabalho, questões financeiras, falta de acesso a um ambiente seguro, entre outros”, dizem os pesquisadores.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva