Exercícios físicos podem diminuir tempo de internação hospitalar
Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para a saúde física e mental. Mas, além de aumentar a imunidade e diminuir os riscos de desenvolver algumas doenças, praticar atividade física também pode diminuir o tempo de internação hospitalar, segundo um estudo.
As complicações pelo coronavírus (COVID-19) podem resultar em internação hospitalar, muitas vezes levando a intubação. O estudo que foi feito na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que pessoas de meia-idade à velhice que faziam exercícios regularmente, permaneciam menos tempo hospitalizados.
A pesquisa, comandada pela Universidade de Cambridge, no Reinos Unidos, e publicada no “BMC Geriatrics”, baseia-se em dados de mais de 25 mil britânicos que são acompanhados há 20 anos e recrutados para fazer entrevistas sobre estilo de vida.
Exercícios físicos x internação: O que diz a pesquisa
Os pesquisadores observaram que homens e mulheres ativos com idades entre 40 e 79 anos enfrentaram um período de 25% a 27% menor de hospitalização. Dessa maneira, pessoas sedentárias passavam quatro dias a mais internadas. Após 10 anos, resultados semelhantes foram observados em participantes da pesquisa que tinham entre 50 e 90 anos.
Os participantes foram questionados sobre as ocupações profissionais e as de lazer para estipular o nível de sedentarismo. As categorias eram: sedentário, moderadamente sedentário, moderadamente ativo e ativo. Assim, até mesmo aqueles classificados como moderadamente sedentários se recuperaram melhor que os totalmente inativos.
Portanto, assim como seguir uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos também é fundamental para a imunidade. E, embora estejamos em isolamento social por conta do coronavírus (COVID-19), não significa que devemos ficar parados.
Muito pelo contrário, segundo reafirmou uma pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra, manter uma rotina de atividades físicas em um momento em que grande parte do mundo está em quarentena é essencial para ajudar a manter um sistema imunológico saudável.
Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa