Exercícios que diminuem o risco de desenvolver trombose
Ficar muito tempo sentado sentado e sem movimentar a panturrilha faz com que aconteça alterações no fluxo sanguíneo dentro dos vasos, o que aumenta o risco de ter trombose.
A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve no interior das veias das pernas devido à má circulação, impedindo, assim, a passagem do sangue.
Em casos mais graves, o coágulo pode se desprender das paredes da veia e ser levado pela corrente sanguínea para o pulmão, causando uma embolia pulmonar que pode até mesmo resultar em morte.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de mortes preveníveis no mundo. Portanto, ativar a circulação sanguínea com exercícios físicos é essencial para prevenir doenças venosas, como varizes e trombose.
Leia também: Exercícios fáceis para perder peso em casa
Exercícios que ajudam a evitar
Alguns exercícios simples podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
- Primeiro exercício: Inicie o movimento com os pés no chão e, depois, levante os calcanhares enquanto mantém as pontas dos pés no chão. Permaneça nessa posição por alguns minutos e logo após, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Por fim, segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes.
- Segundo exercício: Comece sentado, traçando círculos com os pés por alguns segundos. Em seguida, mude de direção de fora para dentro e vice-versa.
Outra técnica simples e eficaz para estimular o fluxo sanguíneo é a caminhada. Você não precisa necessariamente caminhar em um parque, a caminhada pode ser feita em casa.
Leia também: Crossfit: Exercícios que você pode fazer sem sair de casa
Além dos exercícios físicos, existem outras medidas que podem reduzir os riscos de trombose. Como por exemplo, ter uma alimentação balanceada, beber muita água, evitar o consumo de álcool e ter um sono regulado.