Exercícios de respiração para amenizar a ansiedade
Às vezes a ansiedade e o estresse batem tão forte que parece que fica difícil até respirar? Para algumas pessoas isso acontece com mais frequência, para outras, com menos. Saber alguns exercícios de respiração pode ajudar a acalmar essa sensação sufocante e trazer um pouco de paz em em meio ao caos.
Veja abaixo alguns exercícios simples para fazer sempre que precisar de um fôlego a mais para lidar com alguma situação:
Respiração profunda ou de barriga
A respiração profunda é o processo de encher totalmente os pulmões, ajudando a desacelerar a respiração e prevenir a hiperventilação.
Passo 1: Em uma superfície confortável, sente-se ou deite-se.
Passo 2: Coloque uma das mãos nas costelas e a outra na barriga, logo abaixo das costelas.
Passo 3: Inspire lentamente pelo nariz e concentre-se em encher as partes mais profundas dos pulmões. Preste atenção em suas mãos — a mão em sua barriga deve estar se movendo, mas a mão em seu peito não .
Passo 4: Expire todo seu ar pela boca, formando um círculo estreito com os lábios.
Você pode repetir este exercício de três a dez vezes. Não tente se apressar, pois o objetivo é se concentrar em sua respiração e desacelerá-la.
Respiração Calmante
Focar na respiração regular e uniforme pode ajudar tanto quanto a respiração profunda. Este exercício é uma forma útil de se acalmar caso sinta uma ansiedade significativa ou suspeite que está prestes a ter um ataque de pânico.
Passo 1: Sente-se ou deite-se em um lugar confortável onde esteja totalmente apoiado, como uma cama ou poltrona. Se você estiver usando roupas justas, que dificultam a respiração, afrouxe-as;
Passo 2: Posicione os pés aproximadamente na largura do quadril, como no chão, mantendo-os estendidos ou com os joelhos dobrados na cama;
Passo 3: Mantenha os braços afastados do corpo, como nos braços de uma cadeira;
Passo 4: Inspire profunda e lentamente pelo nariz e conte até cinco. Se você não conseguir chegar a cinco, conte o máximo que puder confortavelmente. Faça a mesma contagem ao expirar pela boca.
Repita isso por até cinco minutos.