Exercício unilateral: O que é, benefícios e como fazer

Bem-estar Movimento
10 de Junho, 2020
Exercício unilateral: O que é, benefícios e como fazer

Uma maneira de tornar o seu treino mais desafiador é optar pelo exercício unilateral. O exercício unilateral é qualquer treinamento que envolve isolar e usar os músculos de um lado do corpo de cada vez. 

Tais exercícios ajudam a manter a musculatura forte para melhorar a performance e prevenir lesões. Geralmente, temos um lado do corpo dominante. Por isso, a execução desses exercícios é importante – principalmente para diminuir as assimetrias e igualar as forças.

Dessa maneira, os exercícios unilaterais são ainda mais importantes para atletas. Por exemplo, se você é um corredor, a perna na qual você acelera é mais forte que a outra.

Outro benefício do treinamento unilateral é a força do tronco aprimorada. Assim, sempre que você trabalhar um lado do corpo, ele fortalecerá também tronco.

Leia também: Exercícios com toalha para tonificar o corpo todo

Dito isso, é necessário buscar ajuda de um profissional da área para adequar os exercícios respeitando os seus limites. 

Como praticar

Agachamento búlgaro

  1. Comece com as pernas afastadas na largura dos ombros, segurando os halteres ao lado. 
  2. Coloque o pé esquerdo em um banco ou dê um passo atrás de você e o pé direito em uma placa de peso ou pequeno degrau. 
  3. Dobre o joelho direito, abaixando o tronco até que a coxa direita fique paralela ao chão. Faça uma pausa e volte ao início.

Elevação do quadril unilateral

  1. Fique em cima de um banco ou colchonete, com as costas e o braço apoiados, em seguida, eleve seu quadril junto com uma das pernas – que permanecerá esticada durante o movimento – enquanto a outra estará flexionada e apoiada no chão. 
  2. Faça movimentos de subida e descida e depois repita com a outra perna.

Leia também: Amnésia glútea: O que é e exercícios para prevenir

Panturrilha

  1. Em pé, eleve um de seus pés na altura do glúteo e o segure com uma de suas mãos.
  2. O pé que ficou apoiado no chão fará o movimento de subida e descida, enquanto a outra mão ficará estendida a frente para dar mais equilíbrio.
  3. Faça o mesmo com a outra perna.

Stiff lateral

  1. Faça o movimento com uma perna de cada vez
  2. A perna responsável pelo movimento será levemente flexionada, enquanto a outra deverá ser estendida para trás – tenha cuidado para não rodar o quadril.
  3. Repita com a outra perna.

 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente