Exaustão social: O que é e como combater

Bem-estar Equilíbrio
09 de Janeiro, 2020
Exaustão social: O que é e como combater

Você já se sentiu exausto de socializar com outras pessoas? Esse sentimento é comum. Porém, quando se torna exageradamente frequente e atrapalha o dia a dia, pode configurar em um transtorno chamado exaustão social.

A exaustão social acontece quando existe  um grande volume de exposição a diversos estímulos externos. Além dos estímulos naturais, também há agravantes, como a “hiperconexão”. A cada momento, somos bombardeados om um grande volume de informações, o que contribui com esse estresse.

Segundo a psicóloga Jussara Cavalcanti, da Clínica Maia, contribui para esse transtorno cobranças excessivas de qualquer ordem. Trabalho, família, estudos, preocupação com prazos, compromissos, uso inadequado de tecnologia, a chamada “hiperconexão” já citada, ou até uma vida social agitada. Tudo isso pode gerar aumento da ansiedade e desestabilização emocional.

Diante disso, quem sofre de exaustão social acaba se isolando. Isso acontece porque, quando atinge o ápice do transtorno, mesmo sem perceber, a pessoa pode se sentir incapaz de dar conta de todos os estímulos ao qual está exposta.

Assim, em muitos casos, com medo de não conseguir ter respostas, busca o isolamento como forma de se preservar dessas situações.

Exaustão social e outros transtornos

Na realidade, a exaustão social pode ser um fator para a ansiedade e depressão. Quem não lida bem com os estímulos que recebe pode se isolar, comprometer a autoestima e, como consequência, desenvolver uma tristeza profunda.

Leia também: Ansiedade: O que é, sintomas e como controlar

“Já no que diz respeito à ansiedade, esta também pode advir da exaustão, uma vez que a pessoa tem uma necessidade desenfreada em responder a tudo e a todos, está sempre atenta a cada mensagem e estímulo que recebe. Alguns indivíduos chegam a ter palpitações, sudorese, tontura, entre outros sintomas, quando se sentem desconectados, agravando ainda mais o quadro de ansiedade” explica a psicóloga.

Desse modo, de acordo com a especialista, algumas pesquisas já relacionaram o uso excessivo de tecnologias ao estresse.

Diferença entre exaustão social e timidez

É comum confundir exaustão social com a timidez. No entanto, uma pessoa que desde a infância se mostrou mais quieta, tímida e retraída pode ter esta característica como um traço de sua personalidade – que pode ou não ser agravado por excesso de exaustão social. São inúmeros os fatores que podem influenciar esse comportamento. Por isso, o diagnóstico de um especialista é fundamental.

Sendo assim, existem outros aliados no tratamento que podem ajudar a lidar com a exaustão social. Como meditação, atividade física, yoga, passeios ao ar livre, investir na qualidade do sono e controlar a frequência de uso da tecnologia.

Fonte: Jussara Cavalcanti, psicóloga da Clínica Maia e especialista no atendimento e acolhimento infantil, adolescente e familiar.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva