Cabelo branco: Entenda se o estresse realmente influencia

Bem-estar Equilíbrio
23 de Janeiro, 2020
Cabelo branco: Entenda se o estresse realmente influencia

Histórias relatam que os cabelos da rainha Maria Antonieta ficaram grisalhos do dia para a noite durante a Revolução Francesa. Mas, será mesmo que o estresse pode deixar o cabelo branco?

Um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, não apenas confirmou que o excesso de estresse pode fazer com que o cabelo fique cinza ou branco, mas também descobriu os mecanismos que causam essa mudança nos fios.

Leia também: Estresse: Veja que é possível usá-lo a seu favor

Para entender porque o fenômeno acontece, os pesquisadores isolaram o sistema que liga o cabelo ao estresse. Após muitas tentativas e erros, conseguiram vincular o envelhecimento das madeixas ao sistema nervoso simpático, que controla nossas respostas a situações estressantes.

O sistema libera um produto químico, que é absorvido pelas células que gerenciam a regeneração da cor. Assim, quando estamos estressados, esse processo químico é ativado prematuramente, o que esgota as reservas dos compostos que dão coloração.

Leia também: Alimentos que aliviam o estresse

Diante disso, os autores da análise esperam que esse conhecimento ajude a entender as implicações do estresse em nossos outros órgãos e tecidos. Entretanto, se você está se sentindo particularmente estressado, saiba que existem maneiras que podem ajudar, como por exemplo, meditação, exercício físico, yoga, entre outros.

Da mesma maneira, se você percebe que o seu estresse está além dos níveis normais, é indispensável buscar ajuda profissional. Através da psicoterapia, o terapeuta consegue ajudá-lo a descobrir quais são as raízes do problema e, depois, encontrar formas de lidar com isso de forma saudável.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra