Escovas de dente podem trazer prejuízos à saúde bucal, segundo estudo

Saúde
17 de Abril, 2023
Escovas de dente podem trazer prejuízos à saúde bucal, segundo estudo

Escolher escovas de dente de boa qualidade pode ser um desafio. De acordo com um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a maioria das escovas disponíveis no mercado não corresponde às características desejáveis para uma escovação segura.

Segundo o estudo, mais de 82% das escovas de dente vendidas no estado de São Paulo têm cerdas que não atendem às normas brasileiras para esses produtos.

A cirurgiã-dentista Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, autora do estudo, afirma que as cerdas, que formam os tufos das cabeças das escovas dentais, “são afiadas quando deveriam ser arredondadas para não representar riscos à saúde dos usuários.”

Leia mais: Afinal, quando trocar a escova de dentes?

O trabalho analisou 345 modelos de escovas de dente adquiridas em diferentes estabelecimentos comerciais, em 26 municípios sorteados nas mais diferentes regiões paulistas. Desse total, 285 (82,16%) escovas foram consideradas inadequadas para uso, de acordo com o estudo.

A especialista, que atua como pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol), ligado à USP, afirma que as pontas das cerdas não arredondadas podem levar a lesões.

“Isso porque elas produzem micro ferimentos na gengiva e desgastes no esmalte do dente, o que representa risco para a saúde e um descumprimento das normas vigentes”, detalha. Além disso, ela ressalta que há falhas nas normativas sobre o tema, o que fragiliza a regulamentação e dificulta a eficácia das ações de vigilância sanitária. “A olho nu, é praticamente impossível averiguar o acabamento das cerdas e o consumidor acaba ficando à mercê da honestidade do fabricante”, afirma Sônia.

Dessa forma, aponta, para a escova cumprir bem a sua função, o cabo deve ser reto e achatado e a cabeça deve ser compatível com a faixa etária de quem vai utilizar o produto. Outra recomendação é de que as escovas dentais contenham 18 tufos, com 80 cerdas em cada um, totalizando 1.440 cerdas.

No entanto, a maioria dos cabos não são retos e a quantidade de tufos e cerdas não atende esse padrão definido por Bass. Em nosso estudo, verificamos que o número de cerdas por escova variou de 500 a 7.500; e a quantidade de tufos oscilou entre 13 a 65”, afirma Sônia.

A pesquisadora enfatiza a importância da atuação das instituições públicas e dos órgãos de defesa do consumidor, bem como da Vigilância Sanitária, no sentido de exigir o atendimento das normas e dos requisitos técnicos necessários.

Escovas de dente: como escolher a melhor?

Primeiramente, a escova de dente precisa ter cerdas macias para não machucar a gengiva. Além disso, essa característica também favorece a remoção dos resíduos de alimentos e placas bacterianas. Ocasionalmente quando as cerdas são mais rígidas, a abrasão contra os dentes aumenta e pode desgastar o esmalte da região.

Para a limpeza do dia a dia, é ideal investir em uma escova com grande quantidade de cerdas, pois melhora a eficiência da escovação. O movimento da limpeza faz com que as cerdas se espalhem e alcancem todas as áreas. Já o formato das cerdas vai depender da anatomia e tamanho da boca. Nesse sentido, as mais indicadas são as de cerdas niveladas com bordas arredondadas.

O tamanho da cabeça da escova de dente precisa ser compatível com o tamanho da área interna da boca. Dessa forma, a escovação cumpre a sua função, pois consegue fazer a limpeza de todos os dentes sem causar lesões bucais.

Usuários de aparelho ortodôntico, crianças e idosos precisam de escovas especiais. Quem possui aparelho fixo, por exemplo, deve utilizar uma escova ortodôntica para a limpeza dos braquetes, em conjunto com a escova convencional; já as crianças precisam de escovas infantis, menores e pensadas para sua anatomia bucal; para idosos que possuem próteses ou dentadura, precisam de uma escova com cerdas mais firmes para a limpeza. Por isso, é importante consultar um dentista para ajudar na escolha da escova de dente certa para você.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso