Na correria da rotina, muita gente costuma escovar os dentes no banho pela praticidade. Contudo, o hábito mais atrapalha do que favorece a higiene bucal, sabia?
Veja também: Como escolher o melhor enxaguante bucal?
O motivo é bem simples. De acordo com a cirurgiã-dentista Bruna Conde, escovar os dentes no banho pode ser prejudicial por causa da temperatura da água. “Banhos muito quentes podem amolecer as cerdas da escova, o que a torna menos eficaz para a próxima limpeza dos dentes”, explica a especialista.
Ou seja, as cerdas moles não conseguem realizar a higiene da forma adequada, favorecendo o acúmulo de restos de alimentos. Como resultado, ocorre a formação da placa bacteriana, cáries e outros problemas bucais.
Outro alerta da cirurgiã-dentista é o local onde se guarda a escova de dentes depois de usá-la. “O chuveiro abafado, sem circulação de ar, próximo de outros produtos de higiene, sem a correta secagem das cerdas da escova pode auxiliar na proliferação e aumento de bactérias”, afirma.
Escovar os dentes é um hábito básico, assim como tomar banho. Mesmo sendo uma tarefa simples e primordial, é comum errar alguns aspectos. Além do que vimos até agora, a escolha da melhor escova de dentes pode despertar dúvidas.
Bruna Conde sugere que as melhores escovas possuem cerdas macias e de tamanho adequado. “Elas oferecem uma limpeza suave, mas eficiente, sem provocar danos à gengiva e ao esmalte dos dentes”, orienta. Portanto, opte por escovas com cabeças pequenas e cerdas de nylon.
Confira outras recomendações da expert: