Equinácea: Conheça os benefícios e saiba como preparar o chá
Já ouviu falar no chá de equinácea? A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. Também conhecida como flor-de-cone, púrpura e rudbeckia, é muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Em princípio, suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras. A seguir, conheça os benefícios do chá e como consumi-lo.
Benefícios do chá de equinácea
A equinácea é um dos fitoterápicos mais estudados e utilizados do mundo. Estima-se que essa planta possa tratar basicamente qualquer infecção. Por isso, é usada há centenas de anos — antes mesmo da América do Norte ser colonizada, os nativos norte-americanos já conheciam os benefícios da erva.
Alivia sintomas de gripes e resfriados
Cientificamente comprovada, a equinácea tem a capacidade de atenuar as chances de desenvolver resfriado comum em mais de 58% dos casos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Connecticut, Estados Unidos. Além disso, o estudo, divulgado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, afirma que a equinácea reduziria em até 4 dias a duração do resfriado, que tende a durar até 7 dias, em média.
Ajuda a controlar a ansiedade
Da mesma forma, pesquisas apontam a capacidade da equinácea de amenizar os sintomas da depressão, ao estimular a liberação de L-DOPA, que também é usado para tratar sintomas de Parkinson.
Leia mais: 5 motivos para tomar chá todos os dias
Fortalece a imunidade
Assim como é usada para curar infecções, a equinácea pode preveni-las, visto que age de forma que a imunidade é fortalecida, pois o sistema imunológico é estimulado com seu consumo.
Controla o colesterol
Devido à abundância de antioxidantes, a equinácea ajuda no controle do nível de colesterol no sangue. Em conjunto com uma dieta adequada e o tratamento apropriado, o chá de equinácea serve como suplemento para pacientes com diabetes ou pré-diabetes.
Leia mais: O que causa o colesterol alto
Contribui com a cicatrização
Outro benefício da equinácea é a ação antibacteriana e anti-inflamatória que auxilia na cicatrização de feridas na pele. Portanto, a planta pode tratar queimaduras, machucados e lesões superficiais diversas, como pequenos cortes.
Atua na prevenção do câncer
Pesquisas iniciais feitas com tubos de ensaios demonstraram que a equinácea é capaz de prejudicar o crescimento e até matar algumas células cancerígenas localizadas no pâncreas e no cólon. Contudo, até o momento ainda não existem pesquisas que demonstrem o efeito da planta em humanos.
A equinácea está disponível em chá, pó e em cápsulas. A seguir, saiba como preparar a bebida.
Como fazer chá de equinácea
Ingredientes
- 1 colher de chá de raiz ou de folhas de equinácea.
- 200 ml de água quente
Modo de preparo do chá de equinácea
Misture 1 colher de raiz ou de folhas de equinácea em 200 ml de água quente. Em seguida, abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes da planta. Aguarde no mínimo 10 minutos. Depois, coe as folhas secas da bebida. Para obter os benefícios da planta, consuma o chá 2 vezes por dia.
Por fim, vale lembrar que nenhum alimento, sozinho, é impedir infecções, controlar o colesterol ou tratar gripes e resfriados. Além de tomar a bebida, é necessário ter uma dieta equilibrada, beber água constantemente e manter os exames em dia. Em caso de sintomas relacionados a gripes e resfriados, busque um profissional de saúde para atendimento médico.