Emoções tóxicas: Saiba como se livrar delas

30 de janeiro, 2020

As emoções estão presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos. E desempenham um papel muito importante na maneira como pensamos e agimos. Diante de todas que experimentamos, existem as emoções tóxicas

Assim, quando falamos de emoções tóxicas, nos referimos a emoções que causam danos, que colocam em jogo nosso bem-estar, felicidade e, até, a nossa saúde. Portanto, nossas emoções existem para serem sentidas, mas não para nos dominar, ou elas se tornarão tóxicas.

Dessa forma, é importante pensar quais pensamentos são valiosos e quais devem ser desconsiderados. Quando você tiver um pensamento que de alguma forma seja autocrítico, tire um momento para fazer uma pausa. Pergunte-se se este pensamento está sendo útil e ajudando você a se tornar a pessoa que você deseja ser. 

Reconhecer a raiz da emoção que está dirigindo esse tipo pensamento é fundamental. Medo, estresse, mágoa, ansiedade ou raiva são alguns das emoções tóxicas que podemos sentir ao longo da vida. Portanto, ao chegar a uma conclusão, você poderá tomar decisões mais sábias sobre como responder ao que está provocando essa emoção.

Meditação para lidar com emoções tóxicas

A meditação é uma ótima maneira de se conectar com o seu “eu” interior e se afastar do estresse. Para encontrar uma maior liberdade emocional por meio da meditação, siga estes passos:

  1. Observe quando tiver um pensamento negativo ou que crie desconforto emocional.
  2. Pergunte a si mesmo: “Este pensamento está me movendo em direção do que eu valorizo ​​e como eu quero viver, ou para longe?”
  3. Se o pensamento estiver movendo para longe de quem você quer ser, e como você quer viver no mundo, então deixe o pensamento ir embora. Perceba que é apenas um pensamento, e não uma autoridade.
  4. Em seguida, tire um momento para ter compaixão por si mesmo enquanto descobre a emoção subjacente que está alimentando esses fluxos de pensamento negativos.
  5. Lembre-se que a natureza da mente é pensar. Ela está constantemente produzindo pensamentos, alguns criativos e inspirados e outros que estão trazendo-o para baixo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.