Drogas K: entenda o que são e porque elas causam efeitos devastadores para a saúde

Saúde
21 de Junho, 2023
Drogas K: entenda o que são e porque elas causam efeitos devastadores para a saúde

Nos últimos meses, as drogas K ganharam destaque no cenário internacional por seus efeitos devastadores à saúde. Também conhecidas como K9, K2, Spice e — erroneamente — como maconha sintética, as drogas feitas em laboratórios clandestinos causam o chamado “efeito zumbi”, em que os usuários apresentam agressividade, alucinações e perda de movimentos.

A escalada exponencial de crescimento do uso da droga preocupa autoridades. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só na cidade de São Paulo o número de registros de intoxicação já chega a 411 só no primeiro trimestre do ano. O dado é três vezes maior do que os número contabilizado em 2022, ano que tiveram 98 casos de intoxicação. 

A disseminação da droga, chamada cientificamente de canabinoide sintético, se deve ao alto poder de causar dependência química e valor acessível, especialmente em áreas já conhecidas por usuários de drogas, como a Cracolândia, na capital Paulista. Nessas regiões, as drogas K são conhecidas como o “novo crack” e podem ser vendidas de R$3 a R$10.

Entenda o “efeito zumbi”

Embora o uso da droga tenha sido popularizado em 2023, ela já existe há pelo menos três décadas. As substâncias foram desenvolvidas por cientistas com o foco no tratamento de doenças, como dores crônicas. Porém, ao ter a sua finalidade desviada pelo mercado ilegal, os canabinoides sintéticos surgiram como um novo grupo de drogas que avançam no mundo todo.

Os efeitos do uso dessa droga ainda são uma incógnita, mas sabe-se que os sintomas são preocupantes. Assim, alguns deles são: aumento da depressão, paranoia, ansiedade, alucinações e ataques de raiva, que eleva a tendência de cometer atos violentos. Entretanto, a droga k9 também se mostra fatal, já que causa arritmia cardíaca, risco de infarto, AVC, piora expressiva da asma e insuficiência renal. 

A ação alucinógena é responsável pelo “efeito zumbi”, que causa perturbações, dificuldade de fala, perda temporária de funções motoras e hipersensibilidade aos usuários. 

Baratos e acessíveis, os canabinoides sintéticos são opções muito mais potentes que outras drogas, como por exemplo a maconha ou crack. A intensidade e efetividade dos receptores das drogas K aumentam a capacidade de entorpecimento, o que produz um efeito 100 vezes maior do que outras drogas.

Combate a drogas K

Para combater a fabricação das novas drogas, a Secretaria da Administração Penitenciária aumentou as apreensões nos presídios e proibiu a entrada de papéis sulfite e impressos. Além disso, a Secretaria da Saúde organizou uma ação para capacitar e conscientizar profissionais de saúde para atenderem o aumento de casos por intoxicação.

Por fim, os centros de Atenção Psicossocial (CAPS), também permanecem disponíveis para acolher dependentes de forma espontânea, sem agendamento ou encaminhamento.

Veja também: Carrapato estrela: como evitar contato com transmissor da febre maculosa?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros