Dose única de vacina pode prevenir HPV por três anos
:format(webpp))
Um novo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, no país do leste da África, comprovou que uma dose única da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é eficaz para evitar infecções por até três anos. Dessa maneira, doenças ligadas ao vírus como câncer do colo de útero, seriam evitadas.
Atualmente, as pessoas que optam por tomar a vacina contra o HPV recebem cerca de duas doses. Mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 24 países já optaram pela abordagem de dose única.
A pesquisa, chamada KEN SHE, contou com a participação de 2.275 mulheres quenianas com idades entre 15 e 20 anos. Assim, elas receberam uma dose única da vacina contra o HPV contra os subtipos 16 e 18, outra contra o 16, 18 e sete outros subtipos, e a vacina meningocócica. Além disso, os pesquisadores analisaram, a cada seis meses, esfregaços cervicais e vaginais que foram coletados durante o estudo.
Os resultados foram surpreendentes: a vacina foi 98% eficaz contra os subtipos do HPV 16 e 18 por três anos e 96% contra as cepas que causam câncer.
Leia também: Câncer de colo de útero: O que é, diagnóstico e tratamento
HPV
O HPV é um vírus transmitido, basicamente, por meio de relações sexuais desprotegidas (com penetração ou não). Ou seja, com o contato pele a pele, já é possível pegar. Existem mais de 200 subtipos de HPV, mas 40 têm mais afinidade com o corpo humano e são os responsáveis por gerar lesões. “Dois deles (o 16 e o 18) são mais agressivos”, explica o ginecologista Dr. José Bento, em entrevista ao podcast De bem com você, da Vitat.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse vírus atinge mais de 300 milhões de pessoas do sexo feminino no mundo todo.
O principal sintoma do HPV são as verrugas, o que, na mulher, pode complicar, uma vez que ela não consegue enxergar, sozinha, o seu próprio colo do útero. Independentemente do aparecimento de sinais, é recomendado que elas compareçam ao ginecologista pelo menos uma vez por ano para realizar os exames preventivos.
Referência: KEN SHE