Como dormir melhor usando o Feng Shui
Todos já ouvimos falar da importância de dormir melhor, e provavelmente tentamos algumas estratégias diferentes para ter uma noite de sono restauradora.
Talvez você tenha parado de comer muito tarde, adotado práticas de meditação e autocuidado na rotina, ou diminuído o tempo na televisão e no celular antes de deitar. Mas, se você tiver tentando tudo isso e ainda se sente privado de sono, pode ser a hora de adotar técnicas de Feng Shui na decoração e organização do quarto.
O Feng Shui tem a tradução literal do termo vento-água, mas significa muito mais do que isso. É uma técnica milenar chinesa de arrumação de cômodos com o objetivo de equilibrar as energias e atrair harmonia.
Comece com essas cinco correções simples e observe como você vai dormir melhor da noite para o dia:
Leia também: Acupuntura: Como funciona e para que serve
Assuma o comando do quarto
A posição de comando é uma base do Feng Shui em qualquer espaço: significa se posicionar para que possa estar ciente e responder a qualquer atividade que ocorra dentro do seu espaço.
No quarto, isso quer dizer colocar a cama para ter uma visão da porta (sem estar diretamente na frente dela). Idealmente, a cama também deve ficar embaixo de uma janela ou encostada em um canto. Uma cabeceira ou parede atrás da cama dá uma sensação de proteção e segurança, portanto, procure isso se o espaço permitir.
Sinta prazer em organizar
Organização é uma parte importante de qualquer espaço calmo – e ela é mais do que apenas garantir que a roupa saia do chão e entre na cesta. Desorganização não só cria barreiras físicas à energia que flui livremente, mas também ocupa espaço mental.
O Feng Shui opera com a ideia de que nosso subconsciente ainda está consciente e ativo enquanto dormimos. Portanto, mesmo que seus olhos estejam fechados, você ainda pode se sentir espremido e caótico em um ambiente desordenado. Para dormir melhor, mantenha o quarto livre de bagunças ou pilhas, reduza ao mínimo os itens decorativos, resista ao desejo de usar o armazenamento debaixo da cama e mantenha as latas de lixo do lado de fora.
Dê ao espaço alguma direção de arte
Observe todas as fotos, pinturas ou imagens exibidas e pense no que elas representam em um nível mais profundo. Mantenha no quarto imagens que promovam calma, amor e parceria. Por fim, posicione os espelhos para que não reflitam a cama ou, melhor ainda, mova-os para outro espaço.
Mantenha o espaço livre – fisicamente e energeticamente
Depois de remover a desordem e posicionar os móveis, organize uma limpeza energética. Abra as janelas, use um spray aromatizador, incenso ou óleos, e comece a ajudar a mover qualquer energia velha. Preste atenção especial nos cantos do quarto ou nas áreas atrás de armários e portas.
Convide conscientemente novas energias e defina a intenção de que seu quarto recém-projetado traga sono calmo e ininterrupto. Se você não gosta de cheiros, tente limpar a energia com o som. As vibrações sonoras são altas vibrações de energia, então, pegue um instrumento ou lista de músicas e coloque para tocar. Por fim, feche as janelas, acenda uma vela ou use o seu óleo essencial e difusor favoritos.
Acalme-se antes de dormir
Uma das dicas mais simples, porém mais poderosas, sobre o Feng Shui é se acalmar antes de dormir usando a meditação. Em essência, o Feng Shui é um trabalho energético, e otimizá-lo significa liberar e remover desordens e bloqueios.
Se você já tentou ter uma boa noite de sono sem se descomprimir totalmente de um dia particularmente estressante, já tem uma ideia da importância de um espaço livre para o corpo e a mente. Fazer da meditação parte do seu ritual noturno pode ajudá-lo não apenas a colocar os eventos do dia em perspectiva, mas também a programar o cérebro para relaxar e se libertar.
Iniciantes podem baixar um aplicativo de meditação guiada e começar com apenas cinco minutos diários.