Existe um gene que faz você precisar dormir mais ou menos?
Todo mundo tem um amigo ou parente que funciona muito bem sem precisar dormir muito. Não falta energia e nem disposição mesmo quando as horas de sono são reduzidas.
Um novo estudo publicado na revista americana Neuron relata que os cientistas foram capazes de encontrar um gene específico ligado à necessidade de precisar dormir mais ou menos.
Durante o estudo, pesquisaram o DNA de certas famílias cujos membros requerem significativamente menos sono do que as pessoas comuns.
O gene que eles encontraram é chamado ADRB1, e possuí-lo permitiu que essas pessoas precisassem de apenas seis horas de sono, em vez da média de oito.
Para testar ainda mais esse gene, os estudiosos acompanharam uma amostra de camundongos que carregavam uma versão mutada do gene ADRB1.
O que eles descobriram foi que esses ratos dormiam cerca de 55 minutos a menos que os ratos sem o gene.
Leia também: Como fortalecer a imunidade
Embora os seres humanos com o mesmo gene tendam a dormir duas horas a menos do que as pessoas sem (em vez de 55 minutos), essa discrepância pode ser o resultado dos diferentes padrões de sono de ratos e humanos.
Assim, essa pesquisa pode ter efeitos significativos no desenvolvimento de novas substâncias para controlar ainda mais nosso sono.
O sono é uma das coisas mais importantes que fazemos. Não dormir o suficiente está ligado a um aumento na incidência de muitas condições, incluindo câncer, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares e Alzheimer.
Se, de alguma forma, fosse possível determinar uma maneira de as pessoas funcionarem com menos sono, os resultados poderiam ser surpreendentes não apenas para essas condições médicas, mas também para a vida diária.