Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde?
Após um longo dia de trabalho, a última coisa que você provavelmente quer fazer é perder tempo. Portanto, toma banho e vai para a cama com o cabelo molhado.
Mas, você provavelmente já ouviu falar que dormir com o cabelo molhado é um dos piores erros que você pode cometer – com os fios e com a saúde. Será verdade? Aqui está o que é verdade sobre essa “regra” comum de beleza.
Cabelo molhado é muito ruim ou apenas um mito?
Especialistas em tricologia garantem que a resposta para essa pergunta é “depende”. Isso porque, dependendo do tipo de cabelo, dormir com os fios úmidos pode até melhorar a textura e aparência das madeixas.
Provavelmente, esse boato não começou como um mito da beleza, mas como uma questão de saúde, com sua mãe dizendo que você vai pegar um resfriado com o cabelo molhado. Contudo, a afirmação é mais um mito. Acredite: você não vai pegar um resfriado por estar com mechas úmidas.
Quem não deve ir com as madeixas molhadas para a cama?
Embora você não fique doente, dormir com o cabelo molhado não é para todos. Assim, quanto mais grosso for o fio, mais a cutícula pode ser danificada pela prática. Também, a cabeleira vai ser mais difícil de ser domada na manhã seguinte, principalmente para quem costuma dormir com os cabelos enrolados em uma toalha.
Por outro lado, as madeixas podem molhar o travesseiro e criar mofo sob a fronha. Portanto, depois de tomar banho, use pelo menos uma toalha para se livrar do excesso de água e melhorar a textura natural.
Por fim, para uma excelente noite de sono com os cabelos molhados é recomendado usar uma fronha de seda. Isso não apenas ajudará a evitar danos capilares, como também ajudará a impedir as rugas faciais.