Doença hepática: saiba os sintomas quando o fígado não está bem
O fígado é o órgão responsável por metabolizar toxinas e secreções do organismo, além de produzir os principais tipos de proteínas e a bile, a substância que auxilia na digestão de gorduras. Dessa forma, quando o funcionamento não vai bem é preciso ter atenção redobrada por suspeita de doença hepática, uma condição que pode ser genética ou causada por fatores que danificam o fígado e podem levar à insuficiência hepática.
Sintomas da doença hepática
Os sintomas podem variar entre cada pessoa. Assim, confira os principais:
- Urina escura;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Perda de apetite;
- Pele e os olhos amarelados (icterícia);
- Dores abdominais;
- Coceira;
- Inchaço nas pernas e tornozelos;
- Fezes claras ou esbranquiçadas. A falta de tratamento pode levar à insuficiência hepática com risco de morte para o doente.
Causas da doença hepática
A condição pode surgir a partir de deficiências no sistema imunológico, abuso de álcool, infecções por vírus. Além disso, existem outras situações que inflamam o órgão ou aumentam o acúmulo de gordura. Portanto, veja, a seguir:
Hepatites virais
- Hepatite A: infecção hepática e contagiosa causada por bebidas e alimentos contaminados com o vírus. Não causa dano a longo prazo.
- Hepatite B: acomete as células e é originada do vírus (VHB). A infecção é sexualmente transmissível e também pode ser contraída através de agulhas, alicates contaminados e transfusões de sangue. Casos graves podem deixar cicatrizes no órgão, além de causar câncer e insuficiência.
- Hepatite C: pode não ter sintomas perceptíveis, mas se espalha através do sangue ou fluidos corporais da pessoa infectada
Hereditariedade
Acontece devido a condições herdadas da própria família, como por exemplo, a doença de Wilson, hemocromatose e a deficiência de alfa-1 antitripsina.
Imunidade
O sistema imunológico trabalha de forma errada e ataca as células do fígado sem motivo. Ou seja, esta “falha” do organismo pode desencadear a hepatite autoimune, a colangite biliar primária e a colangite esclerosante primária.
Álcool e drogas
A cirrose, doença caracterizada pelo acúmulo de cicatrizes no fígado, é causada pelo excesso de bebidas alcoólicas, drogas ou medicamentos. Desse modo, casos graves podem levar o paciente a um quadro de insuficiência hepática aguda.
Como prevenir?
- Vacina contra hepatites;
- Atividade física e controle do peso;
- Consumo de álcool e medicamentos com moderação;
- Preservativo durante relações sexuais;
- Não compartilhar objetos pessoais.
Leia também: Elastografia hepática: o que é, para que serve e como funciona
Tratamento da doença hepática
A maior parte das doenças hepáticas são crônicas, ou seja, podem não desaparecer nunca. Mas os tratamentos medicamentosos, com o uso de Cetoconazol, Nimesulida e Diazepam, amenizam os sintomas e oferecem uma melhor qualidade de vida. Lembrando que o diagnóstico e as indicações devem ser feitas pelo médico hepatologista. A partir de exames específicos, como exames de sangue, testes de função, tomografia, ressonância e biópsia, o profissional traça o melhor cuidado para a doença.
Por fim, em casos mais simples, mudanças no estilo de vida podem ser suficientes para o controle. Além da dieta equilibrada, aumentar a ingestão de água e evitar ingerir álcool já trazem bons resultados.