Diferença entre ansiedade e depressão
Nos dias atuais, é muito comum vermos pessoas sofrendo com transtornos mentais, principalmente ansiedade e depressão. Desde o início da pandemia da Covid-19, os casos aumentaram cada vez mais.
De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros têm depressão, e outros 18 milhões sofrem com ansiedade. E não para por aí: as pessoas podem ter os dois distúrbios ao mesmo tempo.
Mas apesar de serem problemas de saúde mental e terem sintomas parecidos, a ansiedade e a depressão não são a mesma coisa.
Depressão
A depressão é uma doença que pode afetar tanto a saúde mental quanto a física. O distúrbio surge quando ocorrem desequilíbrios nos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar: serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.
A doença provoca sentimentos de tristeza e perda de interesse em coisas que normalmente se tinha prazer em fazer. Além disso, o transtorno leva a uma variedade de problemas, incapacitando a pessoa de realizar tarefas simples. Como por exemplo, limpar a casa.
Sintomas
- Pensamentos negativos;
- Sentimentos de culpa;
- Sensação de inutilidade;
- Baixa autoestima;
- Cansaço excessivo;
- Dores de cabeça;
- Irritabilidade;
- Tristeza;
- Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas.
Ansiedade
É normal nos sentirmos ansiosos. Isso porque a ansiedade é um estado fisiológico e tem o mesmo mecanismo do medo, ou seja, é interpretado pelo corpo como forma de sobrevivência.
Mas quando esses sintomas são frequentes e exagerados, pode significar um transtorno de ansiedade.
Sintomas
- Distúrbios do sono;
- Palpitação;
- Tensão;
- Irritabilidade;
- Busca por realizar rapidamente as atividades para se ver livre delas;
- Autocobrança;
- Pensamento constante no passado;
- Grande preocupação com o futuro;
- Dor de cabeça;
- Hiperventilação (respiração rápida);
- Suor em excesso;
- Dificuldade para se concentrar.
Leia também: Ansiedade: IZA revela que tem a doença desde criança
Tratamento para ansiedade e depressão
Como dito anteriormente, é possível que uma pessoa com depressão tenha ansiedade e vice-versa. Por isso, é fundamental reconhecer os sintomas e buscar uma avaliação médica.
Após avaliar questões como o ambiente familiar e experiências passadas, o psiquiatra indica o tratamento mais adequado. Mas nos dois casos, o tratamento geralmente consiste em psicoterapia, medicação ou alguma combinação de ambas.