Depressão: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A depressão é um transtorno mental que causa profunda tristeza, falta de apetite, desânimo, pessimismo e baixa autoestima. Trata-se de um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. De acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Entenda mais sobre a doença.
Leia mais: Vitamina D e depressão: estudo aponta os benefícios da relação
O que é a depressão?
A depressão é um problema de saúde mental que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento de uma pessoa. Desse modo, ela passa a se sentir triste sem nenhum motivo aparente. O sentimento é persistente e faz com que a pessoa tenha uma deturpação da realidade, vendo o mundo sem cor. Além disso, o indivíduo tem uma percepção mais pessimista dos acontecimentos, mesmo que não haja motivo para tal.
Quais são as causas?
As causas da depressão são multifatoriais. “Hoje sabemos que são mais de 100 genes envolvidos. Também sabemos que há alterações em relação às substâncias químicas no cérebro, conexão de neurônios, situações do ambiente e aspectos sociais, traumas da infância, personalidade, entre outros”, afirma a Dra. Jéssica Martani, psiquiatra.
Alguns dos fatores que aumentam o risco de depressão são:
- Histórico familiar de depressão;
- Experiências traumáticas;
- Estresse constante;
- Desequilíbrios químicos no cérebro;
- Condições médicas, como doenças crônicas, problemas hormonais ou desequilíbrios na tireoide.
Sintomas de depressão
Os sintomas da depressão podem ser diferentes em cada pessoa, mas geralmente incluem:
- Sentir-se triste, vazio ou desanimado o tempo todo;
- Perder o interesse ou o prazer em atividades que costumavam ser divertidas;
- Mudanças no apetite e peso (perda ou ganho significativo);
- Problemas de sono, como dificuldade para dormir ou dormir demais;
- Cansaço constante e falta de energia;
- Sentir-se inútil, culpado ou com a autoestima baixa;
- Ter dificuldade de concentração, tomar decisões ou pensar devagar;
- Pensamentos frequentes sobre morte ou suicídio.
Como tratar a depressão?
O tratamento da depressão envolve diferentes abordagens, como a psicoterapia e o uso medicamentos, por exemplo. Além disso, recomenda a psiquiatra, hábitos como meditação, hobbies e até o contato com a natureza podem ser eficazes contra a doença.
“É importante buscar ajuda de um médico ou psicólogo para receber um diagnóstico correto e um plano de tratamento personalizado”, explica.
A importância dos hábitos saudáveis no tratamento da depressão
Os exercícios físicos e um estilo de vida saudável podem ajudar muito no tratamento da depressão. Estudos mostram que fazer exercícios regularmente pode reduzir os sintomas da doença, melhorar o humor e promover o bem-estar geral. Além disso, o exercício físico faz o corpo liberar endorfinas, substâncias químicas que trazem sensação de prazer e bem-estar. Eles podem, ainda, melhorar o sono, aumentar a autoestima e ajudar a lidar com o estresse.
Dessa forma, manter um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada, dormir o suficiente e evitar o consumo excessivo de álcool e drogas, também pode ter um impacto positivo na saúde mental.
“É importante lembrar que o exercício físico e um estilo de vida saudável não substituem o tratamento profissional, mas podem ser usados como complementos para lidar com a depressão”, completa a especialista.
Conheça as campanhas da Medley sobre saúde mental nos sites da Droga Raia e Drogasil.
Fonte: Dra. Jessica Martani, médica psiquiatra. CRM 163249
Referências: Ministério da Saúde