Depressão e consumo de cigarro e álcool aumentam na pandemia

Bem-estar Equilíbrio
25 de Maio, 2020
Depressão e consumo de cigarro e álcool aumentam na pandemia

O isolamento social está afetando a saúde mental cada vez mais, tendo em vista que durante a pandemia do COVID-19 sentimentos de medo e incerteza vem à tona. Além disso, houve um aumento nos sintomas de depressão, ansiedade e no consumo de cigarro e álcool, segundo uma pesquisa. 

Como funcionou o estudo 

A pesquisa foi coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contou com a participação de 44.062 pessoas de todo o país. 

Os participantes responderam a um questionário online com perguntas abrangentes que envolviam itens como frequência de atividade física, alimentação e mudanças no quadro sócio-econômico. Os resultados mostraram que 40% dos entrevistados estavam se sentindo tristes ou deprimidos e 54% se sentiram ansiosos ou nervosos frequentemente.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Os percentuais foram maiores especialmente em jovens entre 18 a 29 anos, 54% se sentiram tristes/deprimidos e 70% ansiosos/nervosos com frequência.

Além disso, os consumo do cigarro aumentou para os fumantes, 28% fumam dez cigarros por dia e 6% mais de vinte. O consumo de álcool também aumentou em 18% durante a pandemia. Dessa maneira, os pesquisadores associaram o crescimento do uso de bebidas alcoólicas à frequência com a qual as pessoas estão se sentindo tristes e deprimidas.

Outro fator para o aumento dos sentimentos de depressão e angústia são os aspectos socioeconômicos. No geral, 55% dos entrevistados relataram diminuição no salário e 7% perderam a renda. 

Mulheres são mais afetadas

Os resultados da pesquisa mostraram que as mulheres estão tendo mais problemas com a saúde mental que os homens. Sendo assim, 50% das mulheres relataram se sentir tristes e deprimidas durante a pandemia, enquanto o percentual dos homens foi de 30%. 

Ademais, o aumento do uso de cigarros por dia foi de 32% entre as mulheres e 24% entre os homens. Dito isso, 47% das pessoas que já são diagnosticadas com depressão, disseram que os sintomas pioraram.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva