Dança para perder barriga no TikTok: será que funciona?

Bem-estar Movimento
14 de Janeiro, 2022
Dança para perder barriga no TikTok: será que funciona?

O TikTok é uma rede social que vem ganhando popularidade cada vez mais. Isso porque no aplicativo você encontra diversos vídeos produzidos por pessoas de todos os cantos do mundo. Os conteúdos são diversos: dicas de beleza, fitness, dança, receitas e muito mais. Entre os vídeos também existem as trends (ou desafios), como a dança para perder barriga. Mas será que realmente funciona?

De acordo com o próprio TikTok, o app atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais. Além disso, uma estimativa da Insider Intelligence, o aplicativo alcançará 755 milhões de usuários ativos mensais em 2022 — muito por conta do seu crescimento de 59,8% em 2020 e de 40,8% em 2021. 

Leia também: Desafio que promete secar barriga está bombando no TikTok

O desafio realmente funciona?

A dança para perder barriga vem conquistando cada vez mais os usuários do APP e não é tão difícil quanto parece: basta empurrar os quadris para frente e para trás, no ritmo da música. 

https://www.tiktok.com/@janny14906/video/6947720868474785030?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=en&q=%40janny14906%27s&t=1642187240829

De acordo com a educadora física Bianca Pichirilli, não funciona. “Isso pode ser chamado de dança, e pode ser considerado uma atividade para aumentar um pouco o gasto calórico de quem pratica. Mas para “perder” barriga como o desafio está dizendo que é, isso não é” afirma

Segundo a personal trainer, nenhum exercício é capaz de eliminar gordura localizada. Pois acumulamos gordura no corpo de modo global, e as eliminamos da mesma forma. 

Pelo fato de o movimento não trabalhar com sobrecargas, os riscos são baixos. Mas é possível que algumas pessoas sintam dores lombares. “Pessoas que já possuem histórico de lesão na coluna é totalmente contraindicado essa prática, pois a pessoa pode piorar quadro de desgastes ou de hérnias de discos. Também pode haver rotação de discos vertebrais, entre outras coisas”, ressalta Bianca.

Qual é a melhor forma de perder barriga?

Se o seu objetivo é realmente perder peso, optar apenas pela dança do Tiktok não é uma boa ideia. “O único meio de eliminar gordura da barriga é estar em déficit calórico, ou seja consumindo menos calorias e gostando mais. Somado a treinos (aeróbios e Anaeróbios), que são os famosos “cardios” com treinos resistidos (musculação, crossfit, calistenia, funcional em casa, etc”, finaliza a especialista.

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!