Dicas para cuidar da saúde durante as viagens e evitar covid-19

17 de janeiro, 2022

Para muitos, o início do ano é época de férias e de viagens com a família ou amigos. Assim, fazer as malas, sair da rotina e viver novos momentos é sempre especial. Contudo, cuidar da saúde durante as viagens é essencial. Portanto, confira algumas dicas importantes:

Cuidar da saúde durante as viagens: use máscaras de proteção

 Além de ser obrigatório, as máscaras de proteção são fundamentais para proteger a si próprio e também os outros. Prefira sempre máscara de qualidade e lembre-se de trocá-la caso esteja suja, úmida ou no intervalo de no máximo 2 a 3 horas. 

Leia também: Cuidados no fim do ano: Quais devem ser mantidos contra a Covid-19?

Quem for viajar de avião precisa se preocupar mais com o trânsito nos aeroportos. Segundo especialistas, há maior chance de contato com o coronavírus antes e depois de entrar nas aeronaves. Por isso, é fundamental reforçar as medidas de distanciamento social nesses ambientes e lavar as mãos constantemente.

Cuidar da saúde durante as viagens: use meias de compressão

Durante a viagem, obrigatoriamente ficamos parados na mesma posição durante um longo período, o que pode causar inchaços nas pernas e pés.

Hidrate-se

Ao ficar por longos períodos na mesma posição, é fundamental beber água com frequência para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa beba pequenas quantidades de água a cada 30 minutos durante a viagem, já que o ar-condicionado pode ressecar a pele e desidratar.

Carregar álcool em gel 70%

Ideal para momentos em que não é possível lavar as mãos, o álcool em gel 70% é fundamental para destruir não só a covid-19, como também outros vírus e bactérias.

Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas

Busque evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após os voos. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, o que pode potencializar inchaços nas pernas. Dessa maneira, vale investir em alimentos saudáveis durante as viagens, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.