Beach tennis: cuidados para a pele de quem pratica o esporte

O beach tennis caiu no gosto das pessoas que gostam de esportes outdoor, já que é uma modalidade que une a atividade física ao clima de praia.

Por ser praticado ao ar livre, contudo, é normal que ele acabe rendendo alguns prejuízos para a saúde da pele e dos cabelos.

Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, apontou quais são os principais riscos e como evitá-los.

Leia também: 7 motivos para você se exercitar pela manhã

Como o beach tennis pode prejudicar a pele e o cabelo?

Praticado ao ar livre e em um ambiente com areia – seja na própria praia ou em quadras montadas na cidade -, o beach tennis é um esporte que deixa o corpo e o cabelo expostos às condições climáticas.

Com isso, é comum que o cabelo e a pele sofram com os efeitos dos raios solares e do vento, rendendo queimaduras e ressecamento.

De acordo com Fernanda, o ideal é proteger o corpo e o rosto do sol na hora de jogar.

“Utilize roupas de proteção UV, filtro solar, óculos de sol, viseiras e chapéus para barrar os danos solares”, ela indica.

Já para minimizar os prejuízos para os fios, sua sugestão é apostar em um protetor capilar para barrar os danos solares e deixar o cabelo preso para que a ação do vento e o suor não sejam muito desgastantes nos fios.

Além disso, não se esqueça de manter sempre a hidratação líquida adequada ao longo da prática. Isso também contribui com a saúde da pele e cabelos.

Leia também: Afinal, qual é o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

“Se por acaso houver uma queimadura na pele após a atividade, utilize hidratante no corpo e no rosto, e tome um banho com a água mais fria”, orienta a dermatologista.

“Também é importante reforçar a hidratação líquida durante todo o dia”, completa.

Em relação aos cabelos, a profissional indica investir na rotina de cronograma capilar, envolvendo a recuperação dos fios com hidratação e, se necessário, reposição de proteínas.

Fonte: Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.