Beach tennis: cuidados para a pele de quem pratica o esporte

Beleza Bem-estar Movimento
21 de Fevereiro, 2024
Beach tennis: cuidados para a pele de quem pratica o esporte

O beach tennis caiu no gosto das pessoas que gostam de esportes outdoor, já que é uma modalidade que une a atividade física ao clima de praia. Contudo, por ser praticado ao ar livre, é normal que ele acabe rendendo alguns prejuízos para a saúde da pele e dos cabelos. Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, apontou quais são os principais riscos do beach tennis e quais são os cuidados indicados.

Leia também: 7 motivos para você se exercitar pela manhã

Como o esporte pode prejudicar a pele e o cabelo?

Praticado ao ar livre e em um ambiente com areia – seja na própria praia ou em quadras montadas na cidade -, o beach tennis é um esporte que deixa o corpo e o cabelo expostos às condições climáticas.

Com isso, é comum que o cabelo e a pele sofram com os efeitos dos raios solares e do vento, rendendo queimaduras e ressecamento.

Cuidados ao praticar beach tennis

De acordo com Fernanda, o ideal é proteger o corpo e o rosto do sol na hora de jogar: “Utilize roupas de proteção UV, filtro solar, óculos de sol, viseiras e chapéus para barrar os danos solares”, ela indica.

Já para minimizar os prejuízos para os fios, sua sugestão é apostar em um protetor capilar para barrar os danos solares e deixar o cabelo preso para que a ação do vento e o suor não sejam muito desgastantes nos fios.

Além disso, não se esqueça de manter sempre a hidratação líquida adequada ao longo da prática. Isso também contribui com a saúde da pele e cabelos.

Leia também: Afinal, qual é o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

“Se, por acaso, houver uma queimadura após a atividade, utilize hidratante no corpo e no rosto. Em seguida, tome um banho com a água mais fria”, orienta a dermatologista. “Também é importante reforçar a hidratação líquida durante todo o dia”, completa.

Em relação aos cabelos, a profissional indica investir na rotina de cronograma capilar. Assim, isso envolve a recuperação dos fios com hidratação e, se necessário, reposição de proteínas.

Fonte: Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo.

 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa