Cristiano Ronaldo pinta unha do pé para evitar fungos. Hábito é necessário?
O jogador Cristiano Ronaldo revelou um hábito inusitado: pintar as unhas dos pés com esmalte preto. Diferentemente do que muitos imaginam, o motivo não é estético. De acordo com o jornal alemão Bild, o atacante usa a cor escura para evitar a proliferação de fungos e bactérias, já que a sua rotina exige o uso contínuo de chuteiras, que tendem a acumular suor e serem escuras por dentro. Mas afinal, esse hábito é realmente necessário? Entenda.
Leia mais: Micose no pé (frieira): o que é, sintomas e tratamento
Pintar as unhas do pé, como Cristiano Ronaldo, evita fungos nos pés?
Embora o craque português tenha motivado muitas pessoas a pintarem as unhas dos pés com esmalte preto, o hábito pode ser desnecessário, apontam especialistas. Inclusive, pode até ser prejudicial à saúde.
Uma das suposições é de que, por baixo do esmalte escuro utilizado por Cristiano Ronaldo, esteja algum tipo de medicamento antifúngico, que são sensíveis à luz do sol, daí a necessidade de utilizar uma cor escura por cima. Porém, usar esmaltes pode ser um perigo para o desenvolvimento de fungos e infecções bacterianas nos pés e unhas, já que eles podem mascarar e até atrapalhar o acompanhamento.
Dessa forma, embora o esmalte possa proporcionar uma barreira física temporária entre as unhas e o ambiente externo, ele não é uma medida adequada para prevenir infecções fúngicas ou bacterianas nos pés.
Como evitar fungos e bactérias nos pés?
A melhor maneira de evitar fungos e bactérias nos pés é seguir algumas práticas de higiene adequadas, tais como:
- Lavar os pés regularmente com água morna e sabão, sobretudo entre os dedos;
- Secar completamente os pés após o banho ou qualquer atividade que os deixe úmidos;
- Manter as unhas dos pés curtas e bem cuidadas;
- Evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas, meias e sapatos;
- Usar meias de algodão que absorvam a umidade e calçados adequados, que permitam a circulação de ar;
- Evitar andar descalço em áreas públicas, como chuveiros, vestiários e piscinas;
Por fim, se você suspeita de uma infecção fúngica ou bacteriana nas unhas dos pés, é importante procurar um profissional de saúde, como um dermatologista ou podólogo, para um diagnóstico e tratamento apropriado.