Coragem: Benefícios e como desenvolver
Quando falamos em coragem, a maioria das pessoas liga esta palavra ao medo, como forma de enfrentá-lo. Seja por medo de dirigir, andar de avião, pedir demissão, ter um filho, entre outros. Mas, na verdade, coragem é a disposição de responder sem medo, apesar da ansiedade e da preocupação que você pode estar sentindo. A palavra coragem tem origem no latim e significa “agir com o coração”.
Como desenvolver a coragem
Desenvolver a coragem pode ser uma tarefa difícil. Isso porque é necessário ter autoconhecimento e entender quais são suas limitações e habilidades. Contudo, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:
Reconheça seus pontos fortes
Quando você está lidando contra o medo e deseja ter mais coragem, é natural concentrar-se apenas em seus defeitos e fraquezas. Porém, ao fazer isso, é menos provável que você se sinta corajoso.
Por isso, para ser uma pessoa corajosa, é fundamental identificar os seus pontos fortes. Isso ajuda a aumentar a confiança e, consequentemente, a probabilidade de você assumir riscos e desenvolver a coragem.
Leia também: Desenvolvimento pessoal: O que é e como alcançá-lo
Trabalhe o autoconhecimento
Conforme você vai se conhecendo, se torna mais fácil gerenciar suas emoções e alcançar a inteligência emocional necessária para ter mais coragem. Além disso, o autoconhecimento contribui para uma maior consciência a respeito de si mesmo.
Uma prática que costuma ajudar no autoconhecimento é a psicoterapia. O processo de psicoterapia é realizado de forma conjunta, como uma equipe, entre você e a psicóloga. Assim, as técnicas utilizadas psicoterapia promovem o autoconhecimento de forma assertiva e o contato com a profissional proporciona o direcionamento desse conhecimento em benefício à sua saúde.
Saia da zona de conforto
Quantas oportunidades você já perdeu por ter medo? Uma ótima forma de ter coragem e afastar o medo é sair da sua zona de conforto realizando coisas que sempre quis.
Isso pode incluir a superação de pequenos medos como comer sozinho em um restaurante, conhecer novos lugares ou pessoas, ou liderar um projeto, por exemplo. Começando aos poucos, é possível se acostumar a ser ainda mais corajoso.
Leia também: Habilidades socioemocionais: Entenda a importância
Benefícios de ter coragem
Quando você desenvolve a coragem, é possível obter diversos benefícios para alcançar os seus objetivos. Por exemplo:
- Fortalece a sua autoconfiança;
- Permite que você veja o mundo com uma perspectiva diferente;
- Optar por sair da sua zona de conforto e ser mais corajoso aumenta as suas experiências;
- Traz sucesso, pois você tem mais chances de seguir seus sonhos e aproveitar as oportunidades à medida que elas aparecem;
- Aumenta a felicidade e a sensação de bem-estar.